Dados do Trabalho
Título
ABORDAGEM PSICOLOGICA NO CUIDADO ESPIRITUAL EM PACIENTES PALIATIVOS: UM DIALOGO DIMENSIONAL ENTRE VIKTOR FRANKL E CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
Viktor Emil Frankl (1905-1997), médico psiquiatra e neurologista, foi o criador da Logoterapia e Análise Existencial, uma abordagem psicoterapêutica que afirma que o homem é constituído da dimensão espiritual ou noética, além da biológica e psíquica, sendo considerado como ser biopsicoespiritual (Frankl, 1997, 2015, 2019).
Objetivo e Método
Compreender como profissionais de saúde em cuidados paliativos podem recorrer à dimensão espiritual de seus pacientes, no intuito de contribuir para que descubram e realizem valores apesar da morte iminente.
Propor a realização de um diálogo entre o conceito de dimensão noética de Viktor Frankl e cuidados paliativos sob a perspectiva de Elisabeth Kübler-Ross e evidenciar motivos para que a dimensão propriamente humana, a espiritual, seja considerada pelos profissionais de saúde que atuam em cuidados paliativos.
Foi realizada revisão de literatura narrativa das obras de Viktor Frankl e Elizabeth Kübler-Ross, bem como artigos, teses e dissertações pertinentes à temática da dimensão noética e dos cuidados paliativos utilizando [SF1] das ferramentas do Google Acadêmico, PePSIC, SciELO, Portal de Periódicos CAPES e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).
Resultados
Os estudos de Kübler-Ross apontaram a necessidade de um olhar para além da esfera psicofísica, um olhar que ultrapasse os cinco estágios do luto, para uma esfera paralela às demais que a autora chama de esperança (2018), permite que o paciente em muitos casos encontre um sentido em seu sofrimento. Dessa forma, a atenção psicoterapêutica à dimensão espiritual se mostra valiosa e fator importante na área dos cuidados paliativos, por ser capaz de reduzir o sofrimento humano, independentemente do estágio da doença.(Kübler-Ross, 2008).
Conclusão/Considerações finais
A revisão literária proposta demonstra como o apelo à dimensão noologia é de grande valia aos cuidados com pacientes em cuidados paliativos, provando-se indispensável recurso aos profissionais da saúde.
Desta forma, ao recorrer a dimensão espiritual dos pacientes, estarão sendo cuidados no que verdadeiramente temos de humanidade.
Acima de qualquer enfermidade, deve-se proporcionar e garantir que a dignidade da pessoa humana possa se valer para o próprio paciente bem como para sua família.
Garantir dignidade, é promover ao paciente, mesmo frente a dor e o sofrimento, possibilidades de realizar valores, e mesmo diante das fatalidades da vida, encontrar sentido.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Logoterapia; Viktor Frankl
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Instituições
FACSete - Minas Gerais - Brasil
Autores
JONAS LOPES FERREIRA, IGOR POLICARPO