X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CONTRIBUIÇOES DO TREINAMENTO EM TRANSMISSAO DE NOTICIAS DIFICEIS PARA ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA SAUDE PALIATIVISTAS

Introdução

A comunicação de notícias difíceis impacta profundamente o bem-estar pessoal e familiar dos indivíduos e representa um desafio significativo para os profissionais de saúde, frequentemente influenciados por suas atitudes e valores sobre a vida e a morte. (Amorim et al., 2012). Podem envolver diagnósticos de doenças curáveis ou tratáveis, mas, frequentemente, envolvem notícias sobre a progressão de doenças terminais e limitação de opções curativas. Entretanto, a formação técnica tradicional não aborda amplamente sobre a comunicação de notícias difíceis, exceto em algumas instituições que oferecem treinamento específico para más notícias no contexto dos Cuidados Paliativos.

Objetivo e Método

Discutir as repercussões do treinamento acadêmico na comunicação de notícias difíceis para estudantes e profissionais paliativistas. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura para sintetizar e analisar estudos sobre o tema, a partir da pergunta norteadora construída com base na estratégia PICo: “quais repercussões do treinamento acadêmico de transmissão de notícias difíceis em estudantes e profissionais paliativistas?”. A busca foi realizada em agosto de 2024 nas bases de dados Pubmed e Scopus, com os descritores Health professionals OR Health Students AND Paliative Care AND Breaking bad news OR Communication OR Training AND SPIKES protocol AND Health Services. Inicialmente, foram encontrados 15 artigos, e após leitura e avaliação foram selecionados 05 estudos realizados em contextos de Cuidados Paliativos, conforme critérios pré-estabelecidos. Os estudos foram realizados entre 2010 e 2023, sendo originários da América Latina, Ásia e África.

Resultados

Os principais achados revelam aspectos relevantes decorrentes do treinamento específico no contexto: 1) o uso e adaptações do protocolo SPIKES 2) aprimoramento da comunicação interdisciplinar 3) desenvolvimento de habilidades pessoais. Observou-se a utilização do protocolo de comunicação SPIKES e suas adaptações, como sua aplicabilidade nos Cuidados Paliativos Pediátricos. Além disso, o treinamento foi realizado por parte de farmacêuticos e enfermeiros, além de profissionais médicos. Também, nota-se o aumento da empatia e da construção da relação com o paciente a partir do treinamento e da prática de comunicação.

Conclusão/Considerações finais

Os estudos reforçam as contribuições do treinamento, focados em protocolos de comunicação, sobretudo o SPIKES, como importante ferramenta para nortear os processos de comunicação em contexto de Cuidados Paliativos.

Referências

AMORIM, C. B. et al. BREAKING BAD NEWS: STRENGTHS, DIFFICULTIES AND STRATEGIES USED BY UNDERGRADUATE NURSING STUDENTS. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 30, p. 1-14, 2021.

Palavras Chave

Área da saúde; Comunicação de notícias difíceis; Cuidados Paliativos

Área

Outras áreas

Instituições

Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

FRANCISCO MIKAEL PAULINO DE OLIVEIRA, MILENA BARBOSA LEITE, TIAGO DA SILVA LEAL, ILVANA LIMA VERDE GOMES, ISABEL REGIANE CARDOSO DO NASCIMENTO