Dados do Trabalho
Título
MOVIMENTO DAS LIGAS NAS ESCOLAS MEDICAS DE MINAS GERAIS: UMA VIA ALTERNATIVA DE ENSINO DE CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
Ao se considerar que o Brasil está em processo de transição demográfica e epidemiológica, entrando na fase das doenças crônico-degenerativas, em que avança a limitação para as atividades da vida diária e a qualidade de morte. Sendo essenciais a garantia e a excelência profissional do médico, inclusive nos aspectos bioéticos e na assistência aos pacientes com doença crônica e em fase terminal, com os conhecimentos em cuidados paliativos (CP) (OLIVEIRA, 2014). O estudante recebe treinamento para lidar com situações cotidianas e dilemáticas, em modalidade curricular e extracurricular. As ligas de medicina estão atravessando um processo de expansão nos últimos anos (BOTELHO; FERREIRA; SOUZA, 2013) e, de certa forma, oferecem complementação ao ensino-aprendizagem e experiência clínica multiprofissional para um pequeno número de alunos (FIGUEIREDO, 2013).
Objetivo e Método
Entrevistar os membros das ligas acadêmicas e analisar os currículos de Escolas Médicas-MG para se verificar o ensino de CP na graduação, de modo geral, e de modo particular, com as Ligas Acadêmicas de Medicina e Cuidados Paliativos (LAMCP). A pesquisa é parte do estudo de pós-doutorado de um autor, com a participação das Universidades: UNIFENAS e PUC-Minas (CAAE: 12776419.6.0000.5143 - COEP-UNIFENAS).
Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória para analisar a inserção do ensino em CP, com ênfase no movimento das LAMCP. Foram utilizados dois instrumentos operacionais: um questionário e um documento informatizado, no período de julho a novembro de 2019.
Resultados
O ensino de CP é escasso, com a presença de disciplina curricular associada ou independente em apenas um quarto (22,2%) das Escolas Médicas-MG. Um estudo nacional panorâmico constata que apenas 44 cursos de Medicina (14%) dispõem de disciplina de CP (CASTRO; TAQUETTE; MARQUES, 2021). De certa forma, o paradigma hegemônico técnico-científico, estrutura curricular tradicional, dicotomia entre as fases pré-clínica e clínica e aulas centradas no professor são barreiras à inserção curricular de CP (OLIVEIRA, 2014)
Conclusão/Considerações finais
Apesar da aplicação tímida na matriz curricular, as LAMCP produzem um movimento institucional, hoje inicial, mas, no futuro, poderá contribuir para a inserção de uma matriz curricular no ensino de CP nas escolas médicas. Todavia, se fosse aproveitado o ensino de ética médica e bioética para inserção da área de CP, teríamos uma melhora significativa e original da presença curricular de CP (OLIVEIRA, 2014; OLIVEIRA; FERREIRA; REZENDE, 2013)
Palavras Chave
Ligas Acadêmicas; Cuidados Paliativos; Educação Médica
Área
Outras áreas
Instituições
UNIFENAS - Minas Gerais - Brasil
Autores
JOSE RICARDO DE OLIVEIRA, BARBARA CAMPOS MATTOS, JULIANA SICUPIRA PINTO, ANA LAURA SILVA COSTA, AMAURI CARLOS FERREIRA