X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

ATUAÇAO DA ENFERMAGEM ONCOLOGICA FRENTE AO PACIENTE EM FIM DE VIDA: REVISAO INTEGRATIVA

Introdução

No cenário mundial, a neoplasia é o principal problema de saúde pública e também se encontra entre as principais causas de morte antes dos 70 anos. A OMS definiu cuidados paliativos como uma abordagem que visa a promoção da qualidade de vida dos pacientes e dos seus familiares através da prevenção e do alívio do sofrimento, identificação precoce, avaliação impecável e alívio da dor e dos outros sintomas no âmbito físico, social, psicológico e espiritual, diante de um diagnóstico que ameace a continuidade da vida.

Objetivo e Método

O objetivo deste trabalho é identificar na literatura as publicações científicas acerca da assistência de enfermagem relacionada aos pacientes adultos internados com diagnóstico de câncer e sob cuidados em fim de vida. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, utilizando os descritores “nursing”, “oncology nursing”, “terminal care”, “terminally ill” e “neoplasms”. Os critérios de inclusão são artigos originais; publicados em periódicos científicos; liberados na íntegra para consulta; com acesso gratuito; disponíveis em inglês, espanhol e português; publicados entre 2017 e 2022.As produções estão indexadas nas bases: Medline, IBECS, LILACS, BDENF, PubMed ou CINAHL.

Resultados

Foram incluídos na revisão 14 artigos, nenhum com autor brasileiro. Os cuidados de enfermagem encontrados foram: a terapia da dignidade; aplicação da Escala de Observação da Dor para Idosos de Rotterdam (REPOS); fanterapia; comunicação de emoções positivas; aromaterapia; gerenciamento de medicamentos; cuidado espiritual; escuta ativa; promoção da esperança; cuidados bucais padrão; atitudes e comportamentos sensíveis; cuidados individualizados à ferida oncológica. Essas intervenções foram capazes de promover dignidade; redução da dor; alívio da dispneia; aumento da resiliência, da esperança e da fé; melhora na fadiga, náuseas e vômitos; diminuição da tensão muscular; autoexpressão do paciente.

Conclusão/Considerações finais

O presente estudo forneceu informações relevantes para instrumentalizar a equipe de enfermagem no que diz respeito à assistência aos pacientes oncológicos em fim de vida. No entanto, mais pesquisas são necessárias para abarcar as múltiplas necessidades não contempladas nessa revisão e para encontrar autores brasileiros que tratam sobre essa temática. CUIDADOS PALIATIVOS: vivências e aplicações práticas do Hospital do Câncer IV/Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Rio de Janeiro: INCA, 2021. 212 p.: il. color.

Palavras Chave

Enfermagem; Oncologia; Fim de vida

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Autores

HAYANA PEREIRA LEAL SOARES, KARLA BIANCHA SILVA DE ANDRADE