X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

QUALIDADE DE VIDA DE MAES DE CRIANÇAS CRONICAS DEPENDENTES DE TECNOLOGIAS

Introdução

Crianças Dependentes de Tecnologias são aquelas que possuem fragilidade clínica e social e necessitam de algum dispositivo tecnológico para compensar a perda de uma função vital do organismo, diante disso, a genitora se depara com a responsabilidade do cuidado integral e modificado para a sobrevida, promoção do conforto, prevenção de agravos e acompanhamento durante consultas ambulatoriais e hospitalização, o que impacta diretamente na sua qualidade de vida.

Objetivo e Método

Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de mães de crianças dependentes de tecnologias internadas em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Metodologia: Estudo analítico-descritivo, delineamento transversal, realizado com 21 genitoras (cuidador principal) de crianças dependentes de tecnologias, hospitalizadas na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um hospital materno-infantil, publico, do Distrito Federal, Brasil. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado sociodemográfico e aplicação do instrumento WHOQOL-bref da Organização Mundial da Saúde e analisados por meio do Statistical Package for Social Sciences com análise de frequência, medidas descritivas e inferencial (Correlação de Spearman, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney) adotando o nível de significância de p-value <0,05.

Resultados

Notou-se que o escore da qualidade de vida dessas mães apresentam-se baixos, com maior significância aos domínios social com 32,54 (DP: 22,50) e meio ambiente com 42,56 (DP: 9,95), com escore total de 43,58 (DP: 10,37), evidenciando uma baixa qualidade de vida, que pode estar associado ao nível de escolaridade e renda.

Conclusão/Considerações finais

A baixa qualidade de vida evidenciada no estudo pode trazer repercussões negativa tanto para a família como para a criança que necessita de cuidados, dessa forma estabelecer uma rede de apoio sólida para compartilhar a responsabilidade do cuidado e evitar sobrecargas.

Palavras Chave

Saúde da Criança; Doença Crônica; Qualidade de Vida

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Instituições

Faculdade Adventista da Bahia - Bahia - Brasil, Universidade de Brasília - Distrito Federal - Brasil, Universidade Federal de Minas Gerias - Minas Gerais - Brasil

Autores

BRENDO VITOR NOGUEIRA SOUSA, ALINE OLIVEIRA SILVEIRA, GISELE MARTINA, ELENILDA FARIAS DE OLIVEIRA, MATHEUS RODRIGUES MARTINS, KÊNIA LARA SILVA