Dados do Trabalho
Título
QUALIDADE DE VIDA DE MAES DE CRIANÇAS CRONICAS DEPENDENTES DE TECNOLOGIAS
Introdução
Crianças Dependentes de Tecnologias são aquelas que possuem fragilidade clínica e social e necessitam de algum dispositivo tecnológico para compensar a perda de uma função vital do organismo, diante disso, a genitora se depara com a responsabilidade do cuidado integral e modificado para a sobrevida, promoção do conforto, prevenção de agravos e acompanhamento durante consultas ambulatoriais e hospitalização, o que impacta diretamente na sua qualidade de vida.
Objetivo e Método
Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de mães de crianças dependentes de tecnologias internadas em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Metodologia: Estudo analítico-descritivo, delineamento transversal, realizado com 21 genitoras (cuidador principal) de crianças dependentes de tecnologias, hospitalizadas na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um hospital materno-infantil, publico, do Distrito Federal, Brasil. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado sociodemográfico e aplicação do instrumento WHOQOL-bref da Organização Mundial da Saúde e analisados por meio do Statistical Package for Social Sciences com análise de frequência, medidas descritivas e inferencial (Correlação de Spearman, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney) adotando o nível de significância de p-value <0,05.
Resultados
Notou-se que o escore da qualidade de vida dessas mães apresentam-se baixos, com maior significância aos domínios social com 32,54 (DP: 22,50) e meio ambiente com 42,56 (DP: 9,95), com escore total de 43,58 (DP: 10,37), evidenciando uma baixa qualidade de vida, que pode estar associado ao nível de escolaridade e renda.
Conclusão/Considerações finais
A baixa qualidade de vida evidenciada no estudo pode trazer repercussões negativa tanto para a família como para a criança que necessita de cuidados, dessa forma estabelecer uma rede de apoio sólida para compartilhar a responsabilidade do cuidado e evitar sobrecargas.
Palavras Chave
Saúde da Criança; Doença Crônica; Qualidade de Vida
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Instituições
Faculdade Adventista da Bahia - Bahia - Brasil, Universidade de Brasília - Distrito Federal - Brasil, Universidade Federal de Minas Gerias - Minas Gerais - Brasil
Autores
BRENDO VITOR NOGUEIRA SOUSA, ALINE OLIVEIRA SILVEIRA, GISELE MARTINA, ELENILDA FARIAS DE OLIVEIRA, MATHEUS RODRIGUES MARTINS, KÊNIA LARA SILVA