Dados do Trabalho
Título
COMPETÊNCIAS EM CUIDADOS PALIATIVOS: ANÁLISE BIOÉTICA DA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA
Introdução
Com os avanços tecnológicos, a formação em saúde tem se voltado predominantemente para aspectos técnicos, negligenciando valores humanos. Os cuidados paliativos (CP), que buscam um cuidado holístico, tornam-se cruciais nesse contexto e, para seu desenvolvimento, a Organização Mundial da Saúde definiu a sua educação e ensino como pilares essenciais.
Objetivo e Método
O objetivo desta pesquisa foi analisar, por meio da perspectiva bioética, a aquisição de competências em CP entre estudantes de medicina. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva, transversal e de abordagem quantitativa, na qual 256 estudantes de medicina de uma universidade pública do Paraná responderam o questionário da ferramenta Pallicomp, baseada nas competências da Associação Europeia de Cuidados Paliativos. Compararam-se os escores de acordo com os ciclos acadêmicos e com o fato de ter ou não cursado disciplina em CP.
Resultados
Os estudantes do ciclo básico apresentaram escore geral superior aos do estágio, com diferença estatística significativa, e a análise individual das competências não revelou aumento ao longo do curso. Ao considerar o escore geral entre alunos que cursaram ou não CP, não houve diferença estatisticamente significativa.
Conclusão/Considerações finais
No presente estudo, a aquisição de competências em CP entre os estudantes não foi satisfatória, com desempenho abaixo do desejado em competências fundamentais para o cuidado integral e humanizado. A falta de preparo dos estudantes em CP pode acarretar consequências importantes para seus futuros pacientes, resultado não só de um ensino defasado, mas também de um modelo clínico que negligencia a integralidade humana, perpetuando um ciclo prejudicial na assistência médica contemporânea. Além disso, ser competente em CP exige mais que apenas conhecimento teórico; habilidades e atitudes são cruciais, e incorporar princípios bioéticos ao ensino clínico promove não só habilidades técnicas, mas uma prática médica humanizada e centrada no paciente.
1. Guirro ÚB do P, Perini CC, Siqueira JE de. PalliComp: um instrumento para avaliar a aquisição de competências em cuidados paliativos. Rev bras educ med [Internet]. 2021;45(3):e140. Available from: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200513
2. Radbruch L, De Lima L, Knaul F, et al. Redefining Palliative Care-A New Consensus-Based Definition. J Pain Symptom Manage. 2020;60(4):754-764. doi:10.1016/j.jpainsymman.2020.04.027
Palavras Chave
Cuidados paliativos Bioética Ensino Médico Competências
Área
Outras áreas
Instituições
Pontifícia Universidade Católica - Paraná - Brasil, Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil
Autores
MANUELA TORRADO TRUITI, URSULA BUENO PRADO GUIRRO, CARLA CORRADI PERINI