X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CRENÇAS ERRONEAS SOBRE OS CUIDADOS PALIATIVOS

Introdução

O envelhecimento da população das sociedades ocidentais é um dado adquirido O aumento do índice de envelhecimento tem refletido isso em Portugal, que em 2011 apresentava um índice de envelhecimento de 125,8%. Sabemos que esta questão impõe às sociedades, novos desafios e ajustes de práticas e recursos. O envelhecimento está associado ao aumento das doenças crônicas o que, por sua vez, remete para a necessidade de Cuidados Paliativos (CP). Os cuidados paliativos são considerados absolutamente essenciais pela Organização Mundial de Saúde, o que apela ao seu desenvolvimento global. Todavia, com uma premência maior nesta área, há um significativo défice da literacia sobre o assunto, o que dificulta a sua implantação nos moldes e dimensões requeridas. Apesar dos avanços verificados, há um consenso sobre a necessidade de se implementarem estratégias de promoção da literacia, cujos resultados irão impactar numa maior pressão social sobre os responsáveis políticos, por forma a se obterem respostas mais próximas das necessidades dos cidadãos.

Objetivo e Método

Este estudo teve por objetivo a identificação das principais crenças errôneas (CE) sobre os CP. Com esse propósito foi reunido um conjunto de doze peritos, profissionais de saúde e investigadores com saberes e experiência em CP. Num primeiro momento foram questionados para afirmarem as principais CE por eles percepcionadas na sociedade portuguesa; num segundo momento, foram confrontados com as afirmações que resultaram do 1º round e foram estimulados a concordar/discordar e, quando concordavam que se tratava de uma CE, atribuíram um valor ao seu enraizamento na sociedade, numa escala de 1 a 7, em que 1 corresponde a 'muito pouco enraizada' e 7 a 'muitíssimo enraizada'.

Resultados

Foram identificadas 33 crenças errôneas sobre os CP, das quais 25 obtiveram unanimidade de apreciação, como por exemplo: a) 'os CP são utilizados para quem está a morrer!' ou b) 'deixar de dar alimentos/bebida aos doentes nos últimos dias de vida conduz à morte por fome e sede!'.

Conclusão/Considerações finais

Este estudo permitiu identificar algumas das principais crenças errôneas acerca dos CP pela população em geral, na visão dos profissionais de saúde e académicos que se dedicam aos CP.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; crenças errôneas; Health knowledge.

Área

Populações

Autores

PAULO PAULO MARQUES, CARLA FERNANDES