Dados do Trabalho
Título
MATRICIAMENTO EM CUIDADOS PALIATIVOS NA ATENÇAO PRIMARIA DO DISTRITO FEDERAL
Introdução
Condições como doenças crônicas e neoplasias podem levar à perda de funcionalidade e perda da qualidade de vida. Os cuidados paliativos integrados à rede de atenção são a abordagem que pode preservar ou recuperar a qualidade de vida e garantir dignidade ao paciente e sua família ao longo da história da doença, inclusive no fim de vida. Novas ofertas de serviços de cuidados paliativos são urgentes nos países em desenvolvimento, especialmente no Brasil e, em nosso país, no Distrito Federal. O Matriciamento pode ser usado como estratégia para ampliar acesso ao cuidado paliativo, com vistas à integralidade e à resolubilidade da atenção. Esta intervenção visou desenvolver estratégias de educação permanente e apoio matricial em cuidados paliativos para as equipes de Atenção Primária à Saúde em uma Região de Saúde de ente federativo.
Objetivo e Método
Realizou-se sensibilização em cuidados paliativos pelo MFC e paliativista de uma UBS tipo II com a eMulti e gerência do serviço, replicando-se a estratégia na educação permanente com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde da UBS. Implementou-se em três etapas: 1 - oferta às 12 eSFs da UBS em agosto/23; 2 - expansão às demais eSFs da região administrativa em setembro/23 e 3 - expansão à Região de Saúde em novembro/23. Viabilizou-se formulário eletrônico de solicitação do matriciamento,ofertando-se discussão de caso, capacitação, visita domiciliar ou consulta compartilhada. Foram desenvolvidos materiais educativos para acesso ao matriciamento. Os profissionais receberam orientação para registro no prontuário eletrônico e o matriciador elaborou planilha de acompanhamento dos casos.
Resultados
No período de agosto/2023 a janeiro/2024 foram acompanhados 20 (vinte) pacientes, entre telematriciamentos ou consultas compartilhadas, com avaliação positiva da experiência pela equipe matriciadora e pelos profissionais atendidos.
Conclusão/Considerações finais
O Matriciamento em Cuidados Paliativos na APS, especialmente ofertado por recursos humanos qualificados da APS (MFC e paliativista, apoiado por equipe eMulti sensibilizada), exibiu potencial de ampliar oferta de serviços de cuidados paliativos na rede SUS, principalmente na Região de Saúde contemplada, que não conta com serviço estruturado. Identificou-se a necessidade de ampliar a divulgação para facilitar o acesso de outras equipes de eSF da região ao serviço, além de expandi-lo ao restante da rede de APS, incorporando mais pontos focais com matriciadores regionais.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Saúde Brasil 2018 uma análise de situação de saúde e das doenças e agravos crônicos: desafios e perspectivas. Brasília: Ministério da Saúde, 2019.
Governo do Distrito Federal. Secretaria de Saúde. Relatório Epidemiológico sobre Mortalidade Geral - Distrito Federal. Brasília, 2019.
World Health Organization. 10 facts on palliative care. [Internet] Geneva: WHO; 2017.
World Health Organization. Global Atlas of Palliative Care [Internet]. 2nd ed. Geneva: WHO; 2020.
Brennan, F., Palliative care as an international human right, J Pain Symptom Manage, 2007; 33(5): 494-499.
Santos, AFJ; Ferreira, EAL; Guirro, UBP. Atlas dos cuidados paliativos no Brasil 2019. Messa, L (org.). 1ª ed. São Paulo: ANCP, 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Comissão Intergestores Tripartite. Resolução Nº 41, de 31 de outubro de 2018.
Campos GWS; Domitti AC. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cad Saúde Pública. 2007;23(2):399-407.
DAVIS, D. A. et al. Changing physician performance: a systematic review of the effect of continuing medical education strategies. The Journal of the American Medical Association, Chicago, v. 274, n. 9, p. 700-708, 1995.
Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete da Ministra. Portaria Nº 3.681, de 7 de maio de 2024. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 mai 2024. p. 215.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Atenção Básica; Matriciamento
Área
Modalidades de atendimento
Instituições
Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil
Autores
ARTHUR FERNANDES DA SILVA