Dados do Trabalho
Título
ATUAÇAO DO ENFERMEIRO NA IDENTIFICAÇAO E AVALIAÇAO DA ULCERA TERMINAL DE KENNEDY EM PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
Introdução: As modificações do organismo no fim da vida como o comprometimento de órgãos vitais resultam na interferência e no funcionamento de outro sistema orgânico que pode influenciar para uma rápida deterioração até a morte. Nesse sentido entende- se que a pele é o maior órgão do ser-humano e também pode sofrer disfunção devido à doença avançada ou agravos agudos refratários ao tratamento proposto, bem como alterações sistêmicas ocasionadas pelo tratamento.
Objetivo e Método
Objetivo: Identificar sinais de falência de pele na fase final da vida identificando as ações do enfermeiro na prática do cuidado. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com artigos indexados nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Foram incluídos artigos publicados em língua portuguesa e excluídos artigos que não estavam disponíveis na íntegra, duplicados nas bases de dados e em outros idiomas. Destaca-se que pela escassez de estudos dentro do tema, optou-se por não utilizar um recorte temporal.
Resultados
Resultados: O conhecimento da etiologia para a identificação de uma Ulcera Terminal de Kennedy (UTK) no paciente em cuidados paliativos (CP) auxilia para a utilização de escalas de avaliação com por exemplo a Escala de Valoración Actual de lriesgo de desarrollar Úlceras por presiónen Cuidados Intensivos (EVARUCI), esta é a mais indicada, pois avalia fatores como pressão arterial, saturação de hemoglobina, estado geral da pele e estado geral do paciente, itens que não são encontradas em outras escalas e são importantes na identificação da UTK. Além da EVARUCI, recomenda-se a utilização do Mottling Score como instrumento de avaliação beira-leito da perfusão tissular e comprometimento microcirculatório. O diagnóstico e a identificação precoce da UTK permitem que o plano de cuidados seja baseado no conforto do paciente.
Conclusão/Considerações finais
Conclusão: O enfermeiro é responsável pelo plano de intervenções que irão garantir o conforto do paciente na fase final da vida. Esse plano de cuidados é baseado em escalas padronizadas para a correta identificação da UTK e em intervenções relacionadas ao controle da dor, do odor, o exsudato e o uso de coberturas antiaderentes. O conhecimento sobre a localidade da lesão e mensuração, grau de comprometimento tecidual e evolução da doença podem auxiliar o enfermeiro em sua conduta, garantindo assim uma assistência qualificada e o conforto do paciente no processo de terminalidade.
Palavras Chave
Cuidados de Enfermagem. Cuidados Paliativos. Ferimentos e Lesões. Úlcera.
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Autores
ELEN FIGUEREDO DE SOUZA, PEDRO LEITE DE MELO FILHO, EVELIN SCHONTON HUL MORENO, MARIA INÊS CUNHA DE ARAUJO