Dados do Trabalho
Título
A MORTE E O MORRER NO CURRICULO ACADEMICO DE CURSOS DE GRADUAÇAO EM AREAS DA SAUDE
Introdução
O ambiente acadêmico, tem por intuito preparar o profissional para restabelecer a saúde do paciente, focando o tratamento da doença e a preservação da vida, entretanto nesse percurso muitas vezes a morte se faz presente. Com isso, é evidente a necessidade de uma formação em saúde que abarque o preparo para a morte e o morrer considerando todos os aspectos que envolvam esses processos, para que a graduação possa oferecer condições de formar profissionais humanizados e sensibilizados, e que compreendam o ser humano em sua totalidade, especialmente quando se trata dos cuidados frente a terminalidade da vida.
Objetivo e Método
A presente pesquisa teve por objetivo investigar a inserção da temática da morte e do morrer no currículo acadêmico de estudantes da área da saúde, de uma instituição universitária pública do estado do Piauí. Trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo estudo de caso, de abordagem qualitativa, tendo como fonte de dados os Projetos Políticos Pedagógicos e planos de ensino dos cursos de graduação em fisioterapia, psicologia, enfermagem e medicina.
Resultados
Foi possível identificar que dentre 281 planos de cursos analisados, apenas 16 abordam a temática da morte, sendo: 4 no curso de Enfermagem, 5 no curso de medicina, 2 no curso de fisioterapia e 5 no curso de psicologia. No que diz respeito aos estágios curriculares profissionalizantes, não foram encontrados dados que atestem que a temática da morte seja abordada, o que não significa que o assunto não seja vivenciado nos campos de estágio.
Observa-se que além do pouco espaço para a temática da morte dentro das grades curriculares, ainda é evidente que, muitas vezes, quando o assunto é posto em discussão, abrange, em sua maioria, a visão objetiva, técnica ou biológica, não priorizando os aspectos mais subjetivos que envolvem essa temática, de modo a preparar os futuros profissionais na esfera emocional. Esses achados evidenciam a absoluta carência da temática na formação de acadêmicos da área da saúde, visto que pouco se abarca esse assunto no período da graduação.
Conclusão/Considerações finais
Os dados analisados apontam que os conteúdos curriculares dos cursos de saúde carecem de disciplinas que trabalhem temáticas relacionadas à morte e o morrer, cuidados paliativos, envelhecimento e processo de morte, suicídio, tanatologia e temas afins. Somado a temáticas que envolvam perdas e luto para que os acadêmicos tenham amparo na lida com seus próprios lutos e assim, terem mais manejo com seus futuros pacientes.
Palavras Chave
Morte e Morrer; Currículos Acadêmicos; Cursos de graduação em áreas da saúde
Área
Outras áreas
Instituições
Universidade Estadual do Piaui - Piauí - Brasil
Autores
ANA ROSA REBELO FERREIRA CARVALHO, JOYCE VIEIRA SOUSA, MAGDA BEATRIZ ALVES SOUZA