X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

DIAGNOSTICOS DE ENFERMAGEM PARA PACIENTES COM AIDS EM PROCESSO DE FINITUDE: REVISAO DE ESCOPO

Introdução

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é considerada uma Doença Crônica debilitante, que frequentemente leva as pessoas a enfrentarem um processo de finitude. Nesse cenário, os Cuidados Paliativos desempenham um papel significativo na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, mesmo em um ambiente de Unidade de Terapia Intensiva, uma vez que tem potencial para promover o conforto, bem-estar e muitas vezes para o luto, atendendo ao doente e sua família nesse processo de transição de saúde-doença.

Objetivo e Método

Objetivou-se identificar os principais Diagnósticos de Enfermagem para pacientes com AIDS em processo de finitude. Trata-se de uma revisão de escopo cadastrada no Open Science Framework com DOI 10.17605/OSF.IO/W23BV e no endereço eletrônico: https://osf.io/w23bv/, foi conduzida conforme as recomendações do Institute Joanna Briggs e o Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses PRISMA-ScR. As buscas ocorreram nas bases de dados SciELO, LILACS, MEDLINE via PubMed, e Google Scholar.

Resultados

Os diagnósticos de enfermagem mais prevalentes foram dor crônica, dor aguda, infecção oportunista, desnutrição, ansiedade, depressão, insuficiência respiratória, dispneia, fadiga, risco de isolamento social e desesperança. A dor crônica e aguda requerem intervenções contínuas e imediatas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Infecção oportunista são críticos devido ao sistema imunológico comprometido, exigindo detecção precoce e tratamento adequado. A desnutrição compromete a recuperação dos pacientes, necessitando de intervenções nutricionais adequadas. Ansiedade e depressão destacam a importância do suporte emocional. Insuficiência respiratória e dispneia requerem intervenções rápidas para assegurar a oxigenação adequada. Fadiga exige estratégias para aumentar a funcionalidade dos pacientes. O risco de isolamento social e desesperança refletem a necessidade de suporte social e emocional.

Conclusão/Considerações finais

A revisão de escopo evidencia a necessidade de formação contínua e especializada para enfermeiros, bem como o desenvolvimento de políticas institucionais que promovam a integração dos cuidados paliativos. Investir em educação continuada e em uma abordagem multifacetada pode levar a uma melhoria substancial na qualidade do atendimento prestado, refletindo-se em melhores resultados para os pacientes e um ambiente de trabalho mais satisfatório para os profissionais de saúde.

Palavras Chave

Diagnóstico de Enfermagem; Cuidados Paliativos

Área

Outras áreas

Autores

MICHEL SIQUEIRA DA SILVA, MICHELINE VERAS DE MOURA, ALESSANDRA APARECIDA TAVARES NEVES, CIBELE SILVA LIMA, MARESSA SAMAI SILVA, FERNANDA MAYARA DE SOUZA FRANCO SILVA