Dados do Trabalho
Título
COMPARAÇAO DOS EFEITOS DOS CUIDADOS PALIATIVOS VERSUS ABORDAGEM CONVENCIONAL NA DOENÇA DE PARKINSON: UMA REVISAO SISTEMATICA
Introdução
As taxas de prevalência da doença de Parkinson (DP) cresceram em todo mundo, com projeção de mais de 12 milhões de indivíduos para 2040. Como a doença acomete, geralmente, adultos acima de 60 anos, deve-se considerar estratégias de prevenção e cuidado para as pessoas potencialmente vulneráveis à doença¹.
Objetivo e Método
Comparar a abordagem de cuidados paliativos com o tratamento convencional no controle dos sintomas em pacientes com Doença de Parkinson. Tratou-se de uma revisão sistemática de literatura realizada nas bases de dados PubMEd, BVS, Web of Science e Cochrane Database. Foram incluídos artigos com resultados primários, randomizados e excluídos artigos com resultados incompletos, com dados secundários e cuja temática não se alinhava aos objetivos do estudo. Os mecanismos de busca foram definidos e baseados em consulta aos Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) e Medical Subject Heading (MeSH). Os termos e os operadores booleanos utilizados foram: (palliative care OR palliative medicine) AND parkinson disease NOT review. Os estudos foram selecionados utilizando o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyse (PRISMA).
Resultados
A pesquisa encontrou um total de 78 artigos. Foram excluídas 49 duplicatas e após a leitura de título e resumo 12 artigos foram selecionados para leitura completa. Ao final, 8 artigos atingiram os critérios de eligibilidade para a revisão.
Conclusão/Considerações finais
A integração dos cuidados paliativos tem potencial para melhorar os resultados em pacientes que convivem com a doença de Parkinson, especialmente para pessoas que são mal servidas pelos atuais modelos de cuidados, por exemplo, pacientes com doença avançada e com demência associada. Os benefícios da intervenção incluem a gestão de uma maior variedade de necessidades, a facilitação de conversas sobre o futuro, um maior envolvimento com a equipe de cuidados de saúde². As áreas a melhorar incluíram a adesão à formação em cuidados paliativos por neurologistas, orientação antecipada adicional sobre a evolução esperada da doença e clareza na comunicação com a equipe multidisciplinar.
Referências
1. Vasconcellos PRO, Rizzotto MLF, Taglietti M. Morbidade hospitalar e mortalidade por Doença de Parkinson no Brasil de 2008 a 2020. Saúde em Debate [Internet]. 2023 Jun 30;47:196–206.
2. Kluger BM, Miyasaki J, Katz M, et al. Comparison of Integrated Outpatient Palliative Care With Standard Care in Patients With Parkinson Disease and Related Disorders: A Randomized Clinical Trial. JAMA Neurol. 2020 May 1;77(5):551-560.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Doença de Parkinson; Gerenciamento da Doença
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Instituições
Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA) - Pará - Brasil, Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Pará - Brasil
Autores
ROGÉRIO MAGALHÃES VALOIS, MARIA PINHEIRO DA COSTA