X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DA CLASSE HOSPITALAR NO CONTEXTO DE CUIDADOS PALIATIVOS PEDIATRICOS

Introdução

Introdução: O tratamento em Cuidados Paliativos pediátricos representa um grande desafio para todos, principalmente para a criança. Ao receber o diagnóstico de uma doença com tratamento complexo, a esfera sociocultural do paciente sofre uma grande mudança que pode acarretar problemáticas de ordem psicológica, como: dificuldade de interação, ansiedade, depressão, dentre outros. Desse modo, a classe hospitalar representa uma oportunidade de promover a continuidade da formação do indivíduo, tendo em vista que vai além da doença e incita não só a sociabilidade, mas também o cognitivo, que seriam grandemente prejudicados pelo afastamento da escola.

Objetivo e Método

Objetivo: Elucidar a aplicabilidade da classe hospitalar em pacientes paliativos pediátricos. Método: Neste estudo foi desenvolvida uma revisão integrativa de literatura em bases como PUBMED e SCIELO, usando os descritores "Palliative care", "Oncology", "Classe Hospitalar", "Pediatria" e "Acompanhamento Pedagógico", com as suas respectivas palavras correspondentes. Foram selecionados 8 artigos, nos quais 5 foram filtrados e incluídos. Além disso, foram acrescentados documentos referenciados pelos artigos selecionados para a composição dos resultados e melhor análise temática.

Resultados

Resultados: A classe hospitalar é um dos principais dispositivos para o auxiliar pacientes em Cuidados Paliativos, pois melhora o sono, o raciocínio lógico, além de diminuir sintomas de ansiedade e depressão. Nesse sentido, um estudo de 2024 evidenciou que a estimulação cognitiva durante o dia melhorou a qualidade do sono de, aproximadamente, 85% dos pacientes pediátricos avaliados, adentrando nos tratamentos não farmacológicos para para indução do sono, diminuindo sua dependência de soníferos e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Ademais, no Brasil, uma análise demonstrou a discrepância entre as leis que certificam a continuidade do processo educacional e sua real aplicação, dificultando a atuação da pedagogia hospitalar e impedindo que os pacientes envolvidos criem a perspectiva de futuro que essa ferramenta poderia ofertar.

Conclusão/Considerações finais

Conclusão: A classe hospitalar permanece ainda pouco explorada no Brasil. É necessário que sua importância seja reconhecida, com o fito de proporcionar vantagens para os pacientes em acompanhamento e de criar bons cenários psíquicos e cognitivos posteriormente.
Referências: FERREIRA,E.D.S.ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR A CRIANÇAS COM CÂNCER EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Educação em revista.v.39,p.e37031,2023.

Referências

FERREIRA,E.D.S.ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR A CRIANÇAS COM CÂNCER EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Educação em revista.v.39,p.e37031,2023.
MERCANTE, A. et al. International consensus on sleep problems in pediatric palliative care: Paving the way. Sleep medicine, v. 119, p. 574–583, 2024.
PYKE-GRIMM, K. A. et al. Providing palliative and hospice care to children, adolescents and young adults with cancer. Seminars in oncology nursing, v. 37, n. 3, p. 151166, 2021.
ARAÚJO, L. C. N. et al. Brinquedo terapêutico na hospitalização infantil / The therapeutic toy in children’s hospitalization. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 1, p. 2114–2125, 2022.
DEUS, C. A. F. EM; SOUSA, J. C. DE; SOUZA, J. DE. PEDAGOGIA HOSPITALAR: ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO EM CLASSE HOSPITALAR. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 8, p. 1018–1028, 2022.




Palavras Chave

Classe Hospitalar; Cuidados Paliativos; Pediatria

Área

Populações

Instituições

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

JOSÉ JÚLIO FREIRE DE LIMA FILHO, CAMILE ARAGÃO LIRA, PALOMA BARRETO MENEZES , LAURA ARAÚJO MEDEIROS DIAS DE FREITAS, DÉBORAH CRISTINA SILVA COSTA