X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A COMUNICAÇAO DE MAS NOTICIAS NA HEMATO-ONCOLOGIA PEDIATRICA

Introdução

A má notícia é o anúncio que afeta, direta ou indiretamente, a perspectiva de vida de um indivíduo, e poderá acarretar em impactos negativos. No contexto da pediatria, especialmente na hemato-oncologia comunicar uma má notícia torna-se uma tarefa árdua, haja vista a necessidade de considerar a singularidade socioeconômica e cultural que a criança e sua família estão envolvidos, bem como os aspectos biológicos, psicológicos e espirituais.

Objetivo e Método

Tem-se por objetivo, desenvolver estratégias de comunicação de más notícias, para as crianças e adolescentes com doença hemato-oncológica e seus familiares, juntamente com os profissionais da equipe multiprofissional. Estudo qualitativo, desenvolvido em uma unidade hemato-oncológica, deum município da Região Central do RS. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de grupo focal, de junho a agosto de 2023, com a participação de 21 profissionais da equipe multiprofissional. Os dados foram analisados conforme a análise textual discursiva, resultando em três categorias finais: a comunicação em hemato-oncologia pediátrica é uma má notícia; a família frente a comunicação de más notícias; e estratégias de comunicação de más notícias no contexto da hemato-oncologia pediátrica. A pesquisa obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa de acordo com parecer número 6.071.528.

Resultados

Para os profissionais, este momento é permeado por sentimentos de angústia e dúvidas pois, muitas vezes, o paciente e seus familiares não possuem uma compreensão da informação transmitida. Por outro lado, é imprescindível que o profissional crie vínculo com os envolvidos, para minimizar os impactos da notícia recebida. Junto a isso, os participantes reforçaram a importância de envolver os familiares neste momento, a partir de uma comunicação baseada em evidências e com fácil entendimento das informações abordadas, pois muitos desfechos dependem da participação do familiar neste momento. Neste sentido, a estratégia utilizada para auxiliar na comunicação foi a organização de um fluxograma de comunicação de más noticias pelos profissionais de saúde.

Conclusão/Considerações finais

O processo de comunicação de más notícias é complexo, e exige que o profissional observe aspectos como a linguagem utilizada, forneça um ambiente privativo e acolhedor, acompanhe a família e o paciente e crie vínculo com eles, além de fornecer acolhimento. Acredita-se que essa temática deva ser abordada tanto durante o período de formação dos profissionais, quanto na educação continuada das instituições de saúde.

Palavras Chave

Hematologia; Oncologia; COMUNICAÇÃO

Área

Outras áreas

Autores

SILVANA BASTOS COGO, SUELEN GOULART PORTALETTE DE OLIVEIRA, ELISE DE FÁTIMA RODRIGUES DIAS, GRACIELA DUTRA SEHNEM