Dados do Trabalho
Título
FAMILIARES DE PACIENTES SOB CUIDADOS PALIATIVOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI): AVALIAÇAO DO APOIO SOCIAL
Introdução
Introdução: a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um ambiente marcado por diversas possibilidades de intervenções, dentre elas os Cuidados Paliativos (CP) que vem se destacando em virtude do aumento da sobrevida da população. No que se refere à assistência à família de pacientes sob esta perspectiva, verifica-se a relevância de estudar a presença de apoio social no enfrentamento desta realidade. O apoio social é considerado um construto multidimensional, sendo expresso através de quatro dimensões: informacional, emocional, material e afetiva. Ele está relacionado a percepção que o indivíduo tem do apoio posto à disposição pela sua rede social (Fonseca, 2016).
Objetivo e Método
Objetivo: investigar a existência da relação entre aspectos sociodemográficos e o apoio social percebido pelos familiares de pacientes em cuidados paliativos na UTI. Métodos: Pesquisa quantitativa, de natureza exploratória e corte transversal com 52 familiares de um hospital privado em Natal - RN. Os instrumentos utilizados foram o questionário sociodemográfico, e a Escala de Apoio Social. A análise ocorreu por meio da estatística descritiva e inferencial, além do uso de softwares de processamento estatístico de dados.
Resultados
Resultados: os dados obtidos indicam apoio social satisfatório, com destaque em relação à dimensão afetiva e apontam relação entre itens deste apoio e variáveis como maior renda familiar. Além disso, aspectos como idade e escolaridade apontam relevância nos resultados obtidos.
Conclusão/Considerações finais
Conclusão: obter informações acerca do apoio social percebido pelos familiares se faz relevante, considerando a sua influência no enfrentamento da realidade crítica em questão, contribuindo para o bem-estar e sendo fator protetor de possíveis complicações nesta população. Ressalta-se a necessidade do desenvolvimento de novas pesquisas que busquem investigar o apoio social que venha ajudar na assistência integral da equipe de saúde que assiste o paciente na UTI no contexto dos cuidados paliativos.
Referências
Fonseca, M. M. C. D. (2016). Apoio social em mães de bebês prematuros hospitalizados: elaboração e evidência de validade de um instrumento.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Família; avaliação das necessidades
Área
Outras áreas
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - Rio Grande do Norte - Brasil
Autores
BRUNA RIBEIRO RIBEIRO DA SILVA, MÔNICA GUIMARÃES KLEMIG GOMES DE MELO BRITTO, AKALINY RAUJO MARTINS DA SILVA, EULÁLIA MARIA CHAVES MAIA