X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

PERCEPÇAO MATERNA SOBRE A ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL NA NEONATOLOGIA EM CASOS DE CONDIÇOES LIMITANTES DE VIDA

Introdução

O nascimento de um bebê com condições limitantes de vida exige uma abordagem especializada como os Cuidados Paliativos (CP), que visam promover a qualidade de vida de pacientes e familiares, abrangendo aspectos físicos, psicossociais e espirituais ¹. Contudo, a implementação dos CP em unidades neonatais enfrenta desafios significativos, como a falta de equipes especializadas e protocolos claros, comprometendo a qualidade do cuidado ². Apesar de amplamente estudados, os CP são pouco explorados pela perspectiva das mães, cuja compreensão e participação no processo de hospitalização dos filhos demandam maior atenção.

Objetivo e Método

Este estudo qualitativo objetivou analisar a percepção das mães sobre os cuidados oferecidos pela equipe multiprofissional a bebês internados em unidades neonatais com condições ameaçadoras à vida. A pesquisa foi realizada em um hospital público terciário, referência em atenção obstétrica e neonatal em Fortaleza, Ceará, onde não há, porém, equipe de CP atuante nas unidade neonatais. As informações foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco mães, entre janeiro e fevereiro de 2020, e submetidas à análise de conteúdo categorial temática.

Resultados

As respostas das entrevistas foram organizadas em quatro temas principais: 1) Apropriação materna na unidade neonatal; 2) Comunicação equipe-família; 3) Percepção da assistência multiprofissional; 4) Necessidade de cuidados especializados. Os resultados revelaram que a ausência de uma equipe de CP nas unidades neonatais contribuiu para deficiências na assistência às mães e aos bebês. Embora as mães tenham avaliado positivamente o cuidado dos profissionais, especialmente o suporte psicológico, foram identificadas falhas na comunicação entre a equipe médica e as famílias, resultando em uma compreensão fragmentada sobre o estado de saúde dos bebês, além de uma lacuna na assistência especializada necessária.

Conclusão/Considerações finais

Conclui-se que a inclusão de CP em unidade neonatal é essencial para garantir um cuidado humanizado e integral, e que o treinamento e capacitação das equipes são fundamentais para melhorar a comunicação e o apoio às famílias.

Referências:
1. Inácio AC, Silva MJM, Lima PF, Nogueira AC, Vasconcelos LP. Psicologia e Cuidados Paliativos em UTI Neonatal. Rev RIES. 2015;4(2):80-95.
2. Silva MJM. Percepção dos profissionais de saúde sobre os cuidados paliativos neonatais [dissertação]. Viseu: Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde de Viseu; 2018.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; mães

Área

Outras áreas

Autores

PALOMA CASTRO HOLANDA AMARO, ELEONORA PEREIRA MELO