Dados do Trabalho
Título
O ENSINO DOS CUIDADOS PALIATIVOS NOS CURSOS DE GRADUAÇAO EM SAUDE
Introdução
O ensino de cuidados paliativos (CP) é fundamental para a formação de profissionais de saúde, especialmente em um cenário de envelhecimento populacional e aumento das doenças crônicas. No entanto, a integração desse tema nos currículos de graduação ainda é limitada. Estudos apontam para uma deficiência na formação, o que compromete a qualidade da assistência prestada aos pacientes que necessitam de cuidados paliativos (1).
Objetivo e Método
O objetivo do presente estudo foi analisar os aspectos atuais relacionados ao ensino dos cuidados paliativos nos cursos de graduação na área da saúde, como a percepção dos estudantes, o desempenho destes em testes avaliativos sobre o tema e as ferramentas de ensino utilizadas. Método: A metodologia utilizada consiste em uma revisão integrativa da literatura com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados nas bases de dados Cochrane Library, PubMed, Lilacs e SciELO, utilizando descritores específicos para identificar estudos relevantes dos últimos 5 anos. Após a seleção, os artigos foram analisados quanto à população estudada, tipo de estudo, eixo temático, intervenções e ferramentas utilizadas para o ensino de CP, sendo organizados em um quadro demonstrativo.
Resultados
As buscas nas bases de dados encontrou 610 artigos, que após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, resultaram em 70 artigos para a revisão. Os resultados indicaram que o ensino de CP é tratado de maneira superficial nos currículos, com pouca integração, abordagem inadequada e carga horária reduzida (2). A falta de docentes especializados na área é uma das principais barreiras para a implementação eficaz do conteúdo. Ferramentas como simulações, discussões clínicas, dramatizações, vídeos e práticas com pacientes reais melhoram a confiança e habilidades dos alunos, mas ainda são sub-utilizadas (3). A discussão sugere que o reforço dessas estratégias e a inclusão de métodos inovadores, como a utilização de realidade virtual, são essenciais para preparar melhor os futuros profissionais da saúde (4).
Conclusão/Considerações finais
O ensino de CP nos cursos de graduação em saúde ainda é insuficiente. É essencial reformular os conteúdos, incorporando e combinando ferramentas de ensino para melhorar a formação dos estudantes da área da saúde. Além disso, a capacitação dos professores também é fundamental. Isso colaborará para que os alunos desenvolvam competências técnicas, emocionais e éticas para lidar com os desafios dos CP na prática profissional futura.
Referências
1.Willemsen A, Van de Poel-Mustafa H, Deliens L, Reyniers T, Cohen J. Status of palliative care education in Mainland China: a systematic review. Palliat Support Care. 2021 Apr;19(2):235-245.
2.Storarri AC, Silva RS, Alves RN, Rocha FG, Ribeiro LM. Confidence in palliative care issues by medical students and internal medicine residents. BMJ Support Palliat Care. 2019 Mar;9(1).
3.Hingley S, Nairn S, Stewart D. A palliative care communication simulation for undergraduate nursing and midwifery students: A pilot study. Palliat Support Care. 2023 Jul;1-8.
4.Taubert M, Nelson A, Hockley J, Harvey D, Clifford C. Virtual reality videos used in undergraduate palliative and oncology medical teaching: results of a pilot study. BMJ Support Palliat Care. 2019 Sep;9(3):281-5.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Cursos de graduação em áreas da saúde; ferramentas de ensino
Área
Outras áreas
Autores
PAULA CAROLINA BRABO MONTE, NARA MACÊDO BOTELHO