X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS PALIATIVOS EM FOCO: RELATO DE EXPERIENCIA DE ESTAGIO ELETIVO DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM UM HOSPICE

Introdução

Os Cuidados Paliativos (CP) consistem em uma abordagem multidimensional do sofrimento humano em contextos que há uma ameaça à continuidade de vida. Sua complexidade parte desde seus princípios até suas modalidades de atendimento. Dentre elas, o Hospice é visto como um dos locus possíveis para uma assistência paliativista, se caracterizando como um centro de cuidados cuja dignidade de vida e morte de seus pacientes/familiares ganham destaque e acolhida em suas práticas.

Objetivo e Método

Desta forma, é objetivo do trabalho descrever as vivências obtidas por profissionais residentes através de um estágio eletivo de residência multiprofissional em Cancerologia em um Hospice de referência nacional. Assim, o presente trabalho se configura como um relato de experiência, de cunho qualitativo descritivo. Segundo Daltro e Faria (2019), o relato de experiência se trata de uma construção teórico-prática, que a partir do olhar do pesquisador, se propõe a construir conhecimentos a partir da experiência em si.

Resultados

Os resultados obtidos através da experiência mencionada abrangeram um série de fatores, dentre eles destacaram-se: a complexidade da assistência em CP a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS); a importância da atuação interdisciplinar; e a melhora da qualidade em assistência quando os CP são inseridos precocemente nos projetos terapêuticos. Destrinchando-os de forma breve, percebeu-se que os CP ainda enfrentam uma série de obstáculos institucionais, estruturais e assistenciais na sua inserção no SUS. Entretanto, a interdisciplinaridade surge como uma das ferramentas mais estratégicas para a realização de um cuidado ético e integral, convocando os profissionais à construção de um olhar crítico e complexo.

Conclusão/Considerações finais

Diante disso, percebe-se a necessidade da mudança de perspectiva proposta na prática de saúde, visando inserir os CP como abordagem essencial no início dos planos de tratamento. Destarte, os CP possuem diretrizes e normativas eficazes para a qualidade de sua assistência, que quando reconhecidos e executados de forma ética, trazem inúmeros ganhos positivos no cuidado em saúde de pacientes e familiares. Além disso, o Hospice se consolida cada vez mais como um locus ideal para a execução dos CP, garantindo a possibilidade de desenvolver uma assistência de olhar multifatorial para os processos de saúde/doença.

DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em psicologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Oncologia; Hospice

Área

Modalidades de atendimento

Autores

RODRIGO LIMA BANDEIRA, LETÍCIA ELLEN VIEIRA ROCHA, BRENDA OLIVEIRA UCHÔA