X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS PALIATIVOS POR TELEMEDICINA NA ATENÇAO PRIMARIA A SAUDE: UMA REVISAO INTEGRATIVA

Introdução

O uso de ferramentas relacionadas à telemedicina (telemed) é crescente e a possibilidade de conexão entre cuidadores, pacientes e profissionais de saúde otimiza o compartilhamento de informações e decisões, além de fortalecer a relação entre os integrantes do núcleo de cuidado. Entretanto, as disparidades socio-econômicas são os principais entraves para ampla implementação dessas práticas. Assim, na Atenção Primária à Saúde (APS), enquanto coordenadora do cuidado, é de suma importância que ferramentas e tecnologias sejam implementadas para melhor acompanhamento de pacientes, sobretudo, em Cuidados Paliativos (CP). Dessa forma, essa revisão integrativa visa conhecer algumas iniciativas sobre a intersecção dessas áreas e possibilidades de adaptação à realidade brasileira.

Objetivo e Método

Realizar uma revisão integrativa da literatura a respeito dos progressos e horizontes do emprego de Cuidados Paliativos por Telemedicina na Atenção Primária à Saúde.
Revisão integrativa da literatura baseada no guia Joanna Briggs Institute (JBI). Os critérios de elegibilidade são: qualquer língua, sem recorte temporal, todas as metodologias, disponíveis na base de dados Pubmed e a partir das palavras-chave MeSH. Foram analisados os títulos e resumos das publicações para enquadramento no objetivo do estudo e com um terceiro avaliador para solucionar as divergências. Em seguida, os trabalhos foram avaliados segundo os critérios JBI. A extração dos dados foi realizada por meio da plataforma SysRev.

Resultados

Foram encontrados 137 artigos sem duplicação. Após a leitura do título e resumo de 134 trabalhos, apenas 6 trabalhavam a intersecção "CP e APS e telemed" e estavam disponíveis na íntegra. Os estudos eram europeus e da oceania entre 2003 e 2022. Destaca-se o uso de telemed para assistência em comunidades rurais ou remotas, facilitando o controle de sintomas e comunicação com o uso de APPs para controle de sintomas, acesso à saúde facilitado e rápido em momentos de descompensação clínica e matriciamento com especialistas e profissionais da equipe multi, e permitir o contato audiovisual.

Conclusão/Considerações finais

O avanço da telemed na APS valoriza a acessibilidade dos pacientes e familiares aos profissionais de saúde, facilitando o controle de sintomas e coordenação do cuidado. Entretanto, há de se considerar as restrições estruturais de cada sujeito e localidade, pois questões desde ao acesso e à adaptação aos aparelhos smartphones, ao acesso à internet ainda não são amplamente difundidos em todos os locais e faixas sociais.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Atenção Primária à Saúde; Telemedicina

Área

Modalidades de atendimento

Autores

PAULO OTHAVIO ARAUJO ALMEIDA, ELENA ZULIANI MARTIN, ANNA ERICA BERNARDES SANTOS