Dados do Trabalho
Título
AQUISIÇAO DE COMPETENCIAS EM CUIDADOS PALIATIVOS DURANTE A GRADUAÇAO EM MEDICINA NO BRASIL: AVALIAÇAO COM O PALLICOMP
Introdução
As competências essenciais em Cuidados Paliativos (CP) foram definidas por Gamondi, Larkin e Payne (2013). Em 2019, Guirro et al. desenvolveram o Palliative Competence Tool (PalliComp) para avaliar a aquisição dessas competências em estudantes de medicina.
Objetivo e Método
Este estudo avaliou a aquisição de competências em CP por estudantes de medicina no Brasil, utilizando o questionário PalliComp ao longo dos diferentes ciclos formativos. Após aprovação ética, estudantes de medicina brasileiros, maiores de idade, foram convidados a participar do estudo. Os convites foram feitos por meio das coordenações dos cursos e redes sociais, com o envio de um link para o questionário, termos de consentimento e coleta de dados demográficos, além do PalliComp. Ao todo, 390 estudantes participaram, com idades entre 18 e 59 anos (média de 24,6 ± 5,9 anos). A maioria dos participantes era da região Sudeste (43,84%), do sexo feminino (71,3%) e oriundos de instituições públicas (63,84%).
Resultados
Em relação aos ciclos formativos, 41,28% dos participantes estavam no ciclo básico, 31,28% no ciclo clínico-cirúrgico e 27,43% no estágio. O escore geral do PalliComp (0-1) foi de 0,66 ± 0,10 no ciclo básico, 0,73 ± 0,10 no clínico-cirúrgico e 0,76 ± 0,09 no estágio (p < 0,001). Ao comparar os estudantes por ciclos, observou-se que aqueles no ciclo clínico-cirúrgico apresentaram maior competência em comparação aos do ciclo básico (p < 0,001), embora não tenham superado os do estágio (p = 0,09).
Os resultados indicam um avanço significativo na aquisição de competências durante a graduação, especialmente entre os ciclos básico e clínico-cirúrgico. No entanto, a exposição prática durante o estágio não resultou em um aumento expressivo dessas competências. Idade, região de origem, sexo, autoidentificação ou tipo de universidade não apresentaram correlação significativa com a competência geral em CP, sugerindo que essas variáveis não influenciam a aquisição de competências.
Conclusão/Considerações finais
Conclui-se que, apesar da aquisição de competências ao longo da graduação, principalmente entre os ciclos básico e clínico-cirúrgico, o estágio não proporcionou um incremento significativo. Assim, destaca-se a necessidade de aprimorar o ensino e as experiências práticas em Cuidados Paliativos durante a formação médica.
Palavras Chave
Educação Médica; Ensino Médico Competências; Cuidados Paliativos
Área
Outras áreas
Autores
MAISA VITORIA GAYOSO, URSULA BUENO PRADO GUIRRO, CAROLINA RAMBO, GUILHERME ANTONIO MOREIRA BARRO