Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DO NIVEL DE SOBRECARGA DE CUIDADORES DE IDOSOS FRAGEIS PORTADORES DE DEMENCIA EM CUIDADOS PALIATIVOS ATENDIDOS EM UM AMBULATORIO MULTIPROFISSIONAL DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DO SISTEMA UNICO DE SAUDE
Introdução
As demências são mais prevalentes na população idosa e, em sua maioria, são processos neurodegenerativos, progressivos e irreversíveis. O cuidador é pessoa fundamental no apoio a estes indivíduos. Contudo, o ato de cuidar traz encargos nas esferas física, emocional e ocupacional ao cuidador.
Objetivo e Método
O presente estudo tem a finalidade de avaliar o grau de sobrecarga de cuidadores de idosos frágeis em um ambulatório multiprofissional público. Trata-se de um estudo observacional, transversal e quantitativo aplicado à cuidadores de pacientes com demência através da utilização de questionário sociodemográfico criado para este estudo, e da escala de Zarit. O número da amostra foi definido por conveniência e os cuidadores foram entrevistados em consulta ambulatorial. A comparação
entre dois grupos definidos pelo grau de sobrecarga, em relação a variáveis quantitativas, foi feita usando-se o teste t de Student ou pelo teste de Mann-Whitney. Variáveis categóricas foram analisadas usando-se o teste exato de Fisher. A condição de normalidade de variáveis contínuas foi avaliada pelo teste de Shapiro-Wilk. Para analisar a consistência interna da Escala de Zarit, foi estimado o coeficiente Alfa de Cronbach.
Resultados
Um total de 26 cuidadores foram avaliados, e os resultados indicam haver associação significativa entre as atividades de vida diária do paciente e a probabilidade de o cuidador ter sobrecarga moderada a severa/severa.
Conclusão/Considerações finais
A sobrecarga do cuidador é um transtorno que acomete qualquer indivíduo responsável pelo cuidado de outro ser humano. Conhecer o perfil da população que está mais predisposta a desenvolvê-la facilita na realização de intervenções para evitar sua ocorrência ou, ao menos, minimizar o impacto desencadeado por ela. Além disso, reconhecer o nível de sobrecarga no cuidado melhora a qualidade da
assistência.
Referencias:
- Zarit SH, Reever KE, Bach-Peterson J. Relatives of the impaired elderly: correlates of feelings of burden. Gerontologist. 1980;20(6):649-655.
- Watson M, Lucas C, Hoy A, Wells J. Oxford Handbook of Palliative Care. Oxford University Press; 2009.
- Prince M, Bryce R, Albanese E, Wimo A, Ribeiro W, Ferri CP. The global prevalence of dementia: a systematic review and metaanalysis. Alzheimers Dement. 2013 Jan;9(1):63-75.e2. doi: 10.1016/j.jalz.2012.11.007. PMID: 23305823.
- Weisbrod N. Primary Palliative Care in Dementia. Neurotherapeutics. 2022 Jan;19(1):143-151. doi: 10.1007/s13311-021-01171-x. Epub 2022 Jan 26. PMID: 35080735; PMCID: PMC8791082.
Palavras Chave
cuidados paliativos (palliative care); sobrecarga do cuidador (caregiver burden); demência (dementia)
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Autores
CRISTIANE SCHWOCHOW FISSMER, MARIANA DE OLIVEIRA KANETA, ANA PAULA TREVIZANI DALMASO DE ANGELI, KELLEN CHAVES DA SILVA DE FRANCESCHI