X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS PALIATIVOS DOMICILIARES: RELATO DE EXPERIENCIA DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM UM SERVIÇO DE HOME CARE

Introdução

Considerada uma abordagem que compreende os pacientes/familiares por um olhar multidimensional, os Cuidados Paliativos (CP) funcionam de modo a promover uma qualidade de vida em contextos que algum adoecimento ameace a continuidade de vida. Uma das suas modalidades de atuação se caracteriza por atendimentos domiciliares, sendo nomeada também de Home Care (HC).

Objetivo e Método

Desse modo, é objetivo do trabalho discorrer sobre as experiências de profissionais durante uma residência multiprofissional em Cancerologia em um serviço de CP Domiciliares. Dessa forma, o trabalho é de cunho qualitativo e se caracteriza como um relato de experiência, que de acordo com Daltro e Faria (2019), é um método que não pretende constituir uma verdade fechada sobre um assunto, mas servir de obra balizadora para a construção de novos saberes. Visa discorrer sobre vivências de pesquisadores que vêm a acrescentar à produção acadêmica da área através da descrição das experiências obtidas.

Resultados

Como resultados levantados por meio da experiência no serviço de HC, destaca-se: os desafios dos CP ao adentrar nos ambientes de afeto das famílias (extra-hospitalares, ambulatoriais, etc.); a relevância da atuação interdisciplinar no campo domiciliar; e os feedbacks positivos das famílias quanto ao cuidado fora da lógica institucional. Esquadrinhando-os de forma breve, notou-se que a atuação em domicílios exigem da equipe interdisciplinar uma nova série de habilidades éticas e empáticas para a manutenção do cuidado (respeito aos espaços residenciais, evitar posturas invasivas, acolher sentimentos de culpa/tristeza em contextos de vulnerabilidade social, dentre outros). Além disso, o olhar interdisciplinar se mostrou eficaz e necessário para a abrangência de um cuidado integral às famílias, que em contrapartida enfatizaram como feedback a satisfação por serem acolhidas em suas residências.

Conclusão/Considerações finais

Diante disso, percebe-se a eficácia que serviços de CP Domiciliares podem proporcionar para o acompanhamento dos pacientes. O HC se apresenta como uma modalidade útil principalmente para casos em que há dificuldades de locomoção por parte das famílias, sejam decorrentes do processo de adoecimento ou da vulnerabilidade social. Por fim, destaca-se como os CP vêm criando possibilidades de cuidado cada vez mais inclusivas, para além da lógica hospitalar.

DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em psicologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Home Care; Cuidados Paliativos Domiciliares

Área

Modalidades de atendimento

Autores

RODRIGO LIMA BANDEIRA, FILIPE MONTEIRO DE OLIVEIRA, TALITA DE OLIVEIRA LIMA, HELDER MATHEUS ALVES FERNANDES, LETÍCIA ELLEN VIEIRA ROCHA, BRENDA OLIVEIRA UCHÔA