Dados do Trabalho
Título
CUIDADOS PALIATIVOS: O PROCESSO DE FORMAÇAO ACADEMICA A ATUAÇAO PROFISSIONAL
Introdução
A comunicação clínica engloba habilidades desenvolvidas que vencem barreiras substanciais na relação entre profissionais de saúde e pacientes, minimizando lacunas estabelecidas na formação profissional. O treinamento de competências em cuidados paliativos, aprimora a relação médico-paciente, contribuindo para resultados nos indicadores de saúde (MAGUIRE, 2017).
Objetivo e Método
Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão integrativa sobre o ensino de cuidados paliativos durante a graduação em Medicina e na prática profissional. Trata-se de uma revisão integrativa de análise exploratória sobre o ensino dos cuidados paliativos durante a graduação em medicina. Foram incluídos artigos científicos publicados no período de 2013 a 2023 e foi realizada a definição da temática e da pergunta norteadora: Qual é o impacto do ensino de cuidados paliativos, durante a graduação em Medicina, na comunicação entre médico e paciente?
Resultados
A partir da busca nas bases de dados, foram elencados os seguintes pontos:
• Formação de profissionais é insuficiente sobre cuidados paliativos durante a graduação
• Há pouca ou nenhuma disciplina específica para cuidados paliativos durante a graduação.
Assim, é notável que muitos currículos de medicina não oferecem uma educação adequada nessa área, o que pode resultar em lacunas nas competências dos futuros médicos para fornecer cuidados compreensivos e compassivos a pacientes com doenças graves e avançadas (DOWNAR, 2017; VISHNEVETSKY, 2019).
Conclusão/Considerações finais
A falta de ênfase nos cuidados paliativos durante a formação médica pode levar à ineficácia na comunicação com pacientes e familiares, na tomada de decisões compartilhadas e no suporte emocional.
Com isso, é crucial que programas de ensino médico incorporem os cuidados paliativos em seus currículos, oferecendo oportunidades de aprendizado prático, experiências clínicas e treinamento em comunicação sensível e humanizada. (COWFER et al., 2020).
Referências:
COWFER, Brittany., MCGRATH, Caitlin; Trowbridge, Ami. Teaching Pediatric Palliative Care Communication Skills to Fourth-Year Medical Students Through Role-Play. MedEdPORTAL : the journal of teaching and learning resources, 16, 2020.
MAGUIRE, Pedro; PITCEATHLY, Carolina. Principais habilidades de comunicação e como adquiri-las. Bmj, 7366, 697-700,2000.
VISHNEVETSKY, Anastasia et al. Palliative Care: Perceptions, Experiences, and Attitudes in a Peruvian Neurologic Hospital. Journal of palliative medicine, 22(3), 250–257, 2019.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Ensino Médico; Competências
Área
Outras áreas
Instituições
UNIFAMAZ - Pará - Brasil
Autores
VITÓRIA LUCIANA BARBOSA GOMES, LARISSA BRABO COLLYER CARVALHO , RAFAELA GONÇALVES SARRAFF, AUDREY CABRAL BRANCHES SOARES