Dados do Trabalho
Título
PRATICA DE CUIDADO NO LINFEDEMA: A EXPERIENCIA DA FISIOTERAPIA EM PACIENTES COM CANCER DE MAMA
Introdução
O linfedema é uma condição progressiva caracterizada pelo inchaço regional de um membro devido à interrupção ou dano ao sistema linfático. Pode afetar sobreviventes de qualquer tipo de câncer. No que se refere ao câncer de mama, o linfedema secundário no membro superior (MS) é uma das complicações mais recorrentes durante ou pós-tratamento. Estima-se que um em cada seis indivíduos desenvolva linfedema.
Objetivo e Método
Objetivo: Relatar a vivência de residentes na área de oncologia em um Hospital do interior da Amazônia diante dos cuidados no linfedema em pacientes com câncer de mama.
Método: Trata-se de um relato de experiência realizado por residentes do programa de Atenção ao Câncer de uma universidade pública, localizada no interior da Amazônia. Utilizaram-se as percepções dos residentes envolvidos nos atendimentos de fisioterapia realizados em um ambulatório público com ênfase no tratamento oncológico.
Resultados
Durante os atendimentos com as mulheres que evoluíram com linfedema em MS foram utilizadas como condutas a terapia complexa descongestiva (TCD) que consiste nas quatro ações terapêuticas: drenagem linfática manual, cuidados com a pele, terapia compressiva multicamadas e cinesioterapia, além de orientações a respeito da condição clínica e exercícios a serem realizados em domicílio. Foi observado que a adesão ao tratamento proposto do linfedema foi baixa, embora a TCD seja considerada padrão ouro para esta complicação. Alguns motivos foram percebidos pela equipe, como preocupação estética, visto que somado ao volume do linfedema ainda se tem todo o material do enfaixamento. Além disso, tem-se o fator da funcionalidade e o receio de não poder utilizar ou como utilizar aquele segmento enfaixado.
Conclusão/Considerações finais
A fisioterapia é considerada um dos pilares no tratamento do câncer de mama, especialmente no que se refere às complicações durante e no pós-tratamento sob a ótica dos cuidados paliativos. Assim, busca-se levar uma melhor qualidade de vida aos pacientes com câncer, minimizando os efeitos adversos do tratamento. Dessa forma, para se obter tais vantagens, a adesão do paciente à terapêutica se faz necessária. Portanto, ressalta-se a importância de informar e orientar assertivamente sobre a terapêutica ao público que se beneficiará das abordagens ofertadas.
Referência bibliogáfica:
FABRO, E. A. N. et al. Guidelines for the prevention of secondary lymphedema following breast cancer treatment: adhesion and associated factors. Mastology, v. 31, p. 1–9, 2021.
Palavras Chave
Linfedema; Câncer de mama; Fisioterapia
Área
Outras áreas
Instituições
Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil
Autores
SARA FARIAS OLIVEIRA, CARLOS EDUARDO AMARAL PAIVA, TERESA VICTÓRIA COSTA DA SILVA, YARA MILLENA SILVA FREITAS, NEYTON SOUZA DOS SANTOS