Dados do Trabalho
Título
PALIATIVOS EM AÇAO - UM PROJETO DE EXTENSAO DE DRAMATIZAÇAO NO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO
Apresentação do caso
O projeto trouxe para o ambiente do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) mais informações acerca dos Cuidados Paliativos (CP), abordagem que ainda é vista com estranheza por algumas especialidades médicas e alguns profissionais de saúde. Objetivou-se abordar, por meio de intervenções voltadas para os profissionais e acadêmicos de medicina, a respeito dessa área de atuação profissional. Pretendeu-se a criação de cenários de dramatização e elaboração de conteúdos didáticos (como panfletos e fluxogramas) organizados em conjunto entre a Comissão de CP (CCP) do HUGG e os integrantes da Liga Acadêmica Paliativa. A atividade de dramatização contou com a contribuição de uma aluna de Teatro da UNIRIO e um voluntário médico paliativista e dramaturgo do HUGG. Eram realizados cenários em que existia possibilidade de apresentar comunicar notícias difíceis e prognósticos desafiadores (role player), os participantes se revezavam entre paciente, familiares, médicos, equipe multiprofissional e expectadores. Após as apresentações era realizada uma pequena aula sobre o assunto e reflexão sobre determinadas situações, contando com comentários de cada um sobre como foi realizada a notícia, como poderia ser realizada uma abordagem de maneira distinta (feedback da atividade).
A dramatização é uma estratégia de educação universitária que pode favorecer com auxílio da arte a possibilidade de abordar um tema que envolve um grande tabu (o falar de adoecimento e declínio do quadro clínico). Além da difícil tarefa de dar diagnósticos e prognósticos (era estimulado o uso do protocolo Spikes), os atores tinham que lidar com a família, trabalhando com a relação médico-paciente-família
Discussão
Proporcionar estratégias para o estudante de medicina no momento de comunicar sobre prognósticos e diagnósticos desafiadores. Estimular a informação técnica de qualidade sobre Cuidados Paliativos dentro do HUGG. Método: Mensalmente era realizado uma atividade podendo ser a elaboração do material teórico ou a dramatização.
Considerações finais
Através desse Projeto de Extensão foi sensibilizado o uso de ferramentas possíveis para abordar o desafio de lidar com pacientes com prognósticos desafiadores. Percepção de Alunos de Medicina com a Dramatização: uma Experiência Pedagógica Rev bras educ med 2016Jul.
Proporcionou o cumprimento de uma das Diretrizes Nacionais do curso de medicina que seria acessibilidade, interação com outros profissionais de saúde e público geral, usando a comunicação verbal e não verbal.
Palavras Chave
humanização da assistência; comunicação em saúde; Educação Médica
Área
Modalidades de atendimento
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
MAYRA GABRIELA MENDES GALVAO, SIMONE COTRIM CERQUEIRA PINTO, ARYELE RAÍRA DA SILVA PEREIRA, BEATRIZ FREITAS BANDEIRA, MURILO KNAUF LOPES, ANDRÉ MAZIERO ARAÚJO