Dados do Trabalho
Título
‘CAFE COM CONFORTO’ COMO ESTRATEGIA DE ACOLHIMENTO AO ACOMPANHANTE FAMILIAR NO CONTEXTO HOSPITALAR DOS CUIDADOS PALIATIVOS – UM RELATO DE EXPERIENCIA
Introdução
O conforto, segundo a Teoria do Conforto de Kolcaba, é definido como um elemento que proporciona bem estar e alívio nos domínios físico, ambiental, sociocultural e psicoespiritual do ser humano (Silva; Nascimento, 2023). Prestar esse cuidado a familiares de pacientes paliativos é relevante, uma vez que eles vivenciam momentos difíceis pela doença do seu ente querido.
Objetivo e Método
Objetivo: Relatar a experiência do ‘Café com Conforto’ como estratégia de acolhimento do acompanhante familiar no contexto hospitalar dos cuidados paliativos. Método: Trata-se de um relato de experiência, com abordagem qualitativa, de uma atividade intitulada ‘Café com Conforto’ promovida pelo Agrupamento Multidisciplinar de Acolhimento (AMA), projeto extensionista da Universidade Federal da Bahia. Foram realizados três encontros com acompanhantes hospitalares, efetuados mensalmente, em ambiente privativo do hospital, com duração média de 45 minutos e participação de 10 familiares por vez. Eles eram convidados à beira leito e acompanhados até o local, onde eram acolhidos com café, elemento principal e culturalmente significativo na região, além de sucos, biscoitos, bolos artesanais e comidas típicas, de acordo com a época do ano. A atividade era realizada em 5 etapas: ambientação com música, apresentação do participante, dinâmica de expressão de sentimentos, abraço terapêutico e finalização do lanche, proporcionando um espaço de conforto e partilha de experiências entre eles.
Resultados
Foi observado que o conforto proporcionou aos participantes uma catarse de emoções e ajuda mútua, formando uma rede de apoio, afeto e inspirações. Um espaço de compartilhamento de vivências, preocupações e mecanismos de resiliência, como o apoio na fé e espiritualidade, também foram referidos pela maioria como principal fonte de esperança.
Conclusão/Considerações finais
A estratégia do Café com Conforto se mostrou exitosa e relevante no acolhimento dos familiares de pessoas em cuidados paliativos hospitalares. Os encontros criaram um ambiente terapêutico de conforto através da música, da escuta, do calor humano e dos sabores, que possibilitaram aprendizado, compartilhamento de sentimentos e o apoio mútuo, convergentes ao conforto físico, ambiental, sociocultural e psicoespiritual de todos os participantes, incluindo a equipe extensionista.
Referências
SILVA, A. D.; NASCIMENTO, S. S. Teoria do conforto de Kolcaba no cuidado de enfermagem: uma revisão integrativa. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Brasil, São Paulo, v. 6, n. 13, p. 946–969, 2023.
Palavras Chave
Conforto; Família; Cuidados Paliativos
Área
Outras áreas
Instituições
IMS/CAT/UFBA - Bahia - Brasil
Autores
MATEUS VILARIM OLIVEIRA, CAROLINA BAGANO CRUZ, ANNA BEATRIZ BOTELHO SILVA, RENARA AMORIM BOTELHO, CHRISNE SANTANA BIONDO, EMANUELLE CAIRES DIAS ARAÚJO NUNES