Dados do Trabalho
Título
FATORES ASSOCIADOS A BAIXA FORÇA DE PREENSAO MANUAL EM PACIENTES COM C NCER INCURAVEL EM CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
Introdução: A baixa força de preensão manual (FPM) está relacionada a desfechos negativos em saúde.
Objetivo e Método
Objetivo: Avaliar os fatores associados à baixa FPM em pacientes com câncer incurável em cuidados paliativos. Método: Estudo transversal realizado com pacientes com câncer incurável acompanhados na unidade de cuidados paliativos de um instituto referência em oncologia no Brasil. Foram avaliados parâmetros clínicos, sociodemográficos, funcionais, laboratoriais e nutricionais – por meio da ferramenta de triagem nutricional (NutriPal) e a FPM com dinamometria. Para avaliação da FPM considerou-se o maior valor aferido em ambas as mãos. Os pacientes foram classificados em dois grupos conforme a FPM: menor vs. maior ou igual do que a mediana. Realizou-se análise exploratória e as variáveis contínuas sem distribuição normal foram descritas em mediana e intervalo interquartílico e as categóricas descritas em frequência e percentual. Utilizou-se o teste qui-quadrado para comparação de proporções. As análises foram realizadas utilizando o software Statistical Package for the Social Sciences versão 22. O valor de p <0,05 foi considerado estatisticamente significante.
Resultados
Resultados preliminares: Até o momento foram incluídos 87 pacientes, com mediana de idade de 65 anos, sendo principalmente do sexo feminino (58,6%), tendo como sítios tumorais mais prevalentes o trato gastrointestinal (26,4%) e cabeça e pescoço (24,1%). A maioria dos pacientes apresentou metástase local e à distância (77%), realizou tratamento antitumoral prévio (88,5%) e foi classificado com baixo risco nutricional (grau 1 segundo NutriPal= 33,3%). O valor mediano de FPM foi de 15 quilogramas (Kg), sendo assim, a FPM abaixo da mediana foi mais frequente em pacientes do sexo feminino (p= 0,001), analfabetos (p= 0,032), com Karnofsky performance status (KPS) de 30% (p= 0,000), câncer de mama (p= 0,049) e diabetes mellitus (p= 0,000).
Conclusão/Considerações finais
Conclusão: Os resultados preliminares demonstraram que a baixa FPM está significativamente associada ao sexo feminino, ensino fundamental, KPS 30%, câncer de mama e diabetes mellitus.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Força de preensão manual; Triagem nutricional
Área
Outras áreas
Autores
LARISSA PEREIRA SANTOS, KARLA SANTOS DA COSTA ROSA, BIANCA SAKAMOTO RIBEIRO PAIVA, LIVIA COSTA DE OLIVEIRA