Dados do Trabalho
Título
INTERVENÇOES QUE AUMENTAM O NIVEL DE SATISFAÇAO DOS PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISAO SISTEMATICA DE ESTUDOS RANDOMIZADOS
Introdução
Introdução: A abordagem de cuidados paliativos visa aprimorar a qualidade de vida de pacientes que enfrentam uma doença ameaçadora da vida, assim como a de seus familiares e equipe de saúde. Contudo, as consequências ocasionadas pela progressão da doença e, por vezes, a iminência da terminalidade e principalmente a qualidade da comunicação entre equipe pacientes e familiares podem impactar negativamente na satisfação (Davidson et al., 2016).
Objetivo e Método
Objetivo: sintetizar intervenções que aumentam o nível da satisfação de pacientes em cuidados paliativos. Método: trata-se de uma revisão sistemática em que dois autores pesquisaram independentemente nas seguintes bases de dados: Pubmed, Scopus, Biblioteca Virtual em Saúde e Web Of Science, utilizando a seguinte fórmula de pesquisa: “Palliative care and Patient Satisfaction and Randomized Controlled Trials”. Como critérios de inclusão foram selecionados ensaios clínicos randomizados, integrais e gratuitos, publicados nos últimos 5 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol que abordam intervenções realizadas com sujeitos em tratamento paliativo que avaliaram o desfecho da satisfação do paciente. Artigos de revisão e literatura cinzenta foram excluídos.
Resultados
Resultados: as buscas resultaram em 397 estudos, dos quais 9 foram considerados elegíveis para esta amostra. Os resultados apresentam enquanto estratégias a resolução de problemas através das relações interpessoais e da religiosidade/espiritualidade, assim como criação de obras de artes dos cuidadores com seus filhos diante do contexto dos CP pediátricos. Soma-se a isso, a biblioterapia a qual é apontada como uma ferramenta que possibilita encontrar outras estratégias capazes de fornecer suporte no enfrentamento contínuo.
Conclusão/Considerações finais
Conclusão: Sendo assim, observar-se que as estratégias de enfrentamento foram influenciadas pelas conversas relacionadas à morte e os significados atribuídos à ela, assim como pelas implicações do processo de finitude. As intervenções voltadas à reconstrução do significado do luto foram apontadas como essenciais para ajudar os sujeitos a recuperarem o senso de significado e propósito, favorecendo o fortalecimento das estratégias de enfrentamento. Desse modo, compreendemos que é necessária a realização de mais pesquisas que explorem as intervenções que são eficazes diante do processo de luto em CP.
Referências
Davidson, J. E., Aslakson, R. A., Long, A. C., Puntillo, K. A., Kross, E. K., Hart, J., ... & Curtis, J. R. (2017). Guidelines for family-centered care in the neonatal, pediatric, and adult ICU. Critical care medicine, 45(1), 103-128.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Satisfação do Usuário; Qualidade de Vida
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Instituições
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil
Autores
BRUNA RIBEIRO DA SILVA, AKALINY ARAUJO MARTINS DA SILVA, FERNANDA LÚCIA NASCIMENTO FREIRE CAVALCANTE