X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

NECESSIDADES DE PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS E SEUS CUIDADORES SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DO SERVIÇO DE ATENÇAO DOMICILIAR

Introdução

A promoção dos cuidados paliativos no ambiente domiciliar apresenta inúmeros benefícios, tais como, a possibilidade da manutenção do paciente no contexto familiar e social, recebendo atenção multiprofissional capaz de oferecer o suporte e as orientações necessárias aos seus cuidados, evitando internações recorrentes e, muitas vezes, desnecessárias. Para alavancar a Atenção Domiciliar, o SUS conta com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Considerando que a equipe do SAD, no desenvolvimento de suas ações, está muito próxima dos pacientes e seus cuidadores, a mesma está em condição privilegiada de experienciar situações e vivências da rotina de vida e cuidado de pacientes em cuidados paliativos e seus cuidadores, conseguindo reconhecer e identificar as necessidades de cada um.

Objetivo e Método

O objetivo deste estudo foi identificar as necessidades dos pacientes sob cuidados paliativos e seus cuidadores na perspectiva dos profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar.
Pesquisa qualitativa realizada com a equipe multidisciplinar de um Serviço de Atenção Domiciliar do interior do estado de São Paulo. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada e analisados pelo método de Análise de Conteúdo.

Resultados

Dos discursos emergiram três categorias: conhecimento incipiente sobre cuidados paliativos, necessidades dos pacientes em cuidados paliativos e necessidade dos cuidadores de pacientes em cuidados paliativos; e nove subcategorias: cuidados paliativos como cuidados de fim de vida, cuidados paliativos como oportunidade para proporcionar medidas de conforto, carência de capacitação em cuidados paliativos para a equipe multidisciplinar, controle da dor, alimentação, acolhimento e apoio psicológico, presença de familiares, suporte psicológico e auxílio no gerenciamento do cuidado.

Conclusão/Considerações finais

O presente estudo permitiu identificar as necessidades dos pacientes sob cuidados paliativos e seus cuidadores na perspectiva dos profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar. As principais necessidades dos pacientes, identificadas pelos profissionais foram controle da dor, alimentação, acolhimento e apoio psicológico e a presença dos familiares. Para os cuidadores, os profissionais salientaram o suporte psicológico e auxílio no gerenciamento do cuidado. O estudo destaca a importância da educação continuada sobre cuidados paliativos para o reconhecimento das necessidades dos pacientes e cuidadores, afim de nortear a prática dos cuidados na atenção domiciliar.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Serviço de Assistência Domiciliar; Atenção Primária à Saúde

Área

Modalidades de atendimento

Instituições

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

VITÓRIA MESQUITA ARANTES, SIMONE CRISTINA RIBEIRO, JULIA LUPERI CRUZ, THAÍS GIANSANTE, JULIANA PELEGRINO, FABIANA BOLELA