X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A INFLUENCIA DA ESPIRITUALIDADE NA ASSISTENCIA A PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS

Introdução

Os Cuidados Paliativos (CP) foram definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma abordagem que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida e alívio do sofrimento, por meio do tratamento e identificação precoce de queixas físicas, psicológicas e espirituais, do paciente e seus familiares, causado por doenças ameaçadoras de vida. Estudo evidencia que a religião e a espiritualidade ajudam os indivíduos a compreender o que os espera próximo ao fim de vida e os ajudam a lidar com tal condição. Embora a espiritualidade seja um componente que contribui para o cuidado integral do paciente, muitos profissionais de saúde possuem dificuldades em inserir esse tipo de abordagem em seu cotidiano de trabalho, devido à insegurança que possuem por não conhecerem a sua própria espiritualidade. Ainda, a falta de tempo para refletirem a esse respeito, acaba por dificultar sua relação com as crenças do paciente, levando-os a priorizar os aspectos biológicos na condução da assistência prestada. A literatura retrata vários estudos relacionados aos benefícios da espiritualidade para o paciente e família. Entretanto, quando se busca compreender a influência da espiritualidade na atuação da equipe responsável pelo cuidado dos pacientes, a literatura é escassa.

Objetivo e Método

Descrever a percepção dos profissionais que atuam na equipe de cuidados paliativos sobre a influência da espiritualidade em seu cotidiano e assistência prestada.
Estudo qualitativo, descritivo, exploratório, que atendeu aos critérios do Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research Checklist. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Para a interpretação dos dados optou-se pela análise temática.

Resultados

Foram entrevistados 18 profissionais da equipe multidisciplinar e da análise de suas falas emergiram três categorias, Religiosidade e espiritualidade confundindo-se na compreensão dos profissionais; Sentido ao trabalho dos profissionais que atuam em cuidados paliativos; Ações e atitudes que favorecem o desenvolvimento do cuidado espiritual.

Conclusão/Considerações finais

A equipe multidisciplinar reconhece que a espiritualidade influencia seu cotidiano de trabalho. Embora tenham sido identificadas diferentes percepções acerca da compreensão do conceito de espiritualidade, identificaram ações que em sua concepção contribuem para a oferta de uma assistência que contemple a dimensão espiritual.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Espiritualidade; Equipe Multiprofissional

Área

Outras áreas

Instituições

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

JENNIFER MACHADO OLIVEIRA, SIMONE CRISTINA RIBEIRO, LETICIA FREITAS, THAÍS GIANSANTE, MARIANA DALLANEZI, FABIANA BOLELA