X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE DOULAS DA MORTE: REVISÃO DE ESCOPO

Introdução

Profissionais de saúde estão buscando cursos de formação em doulas da morte a fim de adquirir conhecimento teórico e técnico para a prática, mas também para viabilizar reflexões e vivências sobre a morte em suas várias circunstâncias. Com isso, julga-se necessário investigar o processo de ensino-aprendizagem oferecido pelas escolas de formação em doulas da morte.

Objetivo e Método

Mapear as evidências científicas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de Doulas da morte na literatura. Trata-se de uma revisão de escopo norteada pelo protocolo Prisma. Para identificar o objeto de estudo, utilizou-se a estratégia Pico. Os descritores – em português, inglês e espanhol - utilizados foram: “doulas”, “morte”, “experiências” “ensino” e “aprendizagem” nas bases de dados PubMed/Medline, Web of Science e Scopus, conectados com os operadores booleanos “and” e “or”, por meio do Portal Capes. Os critérios de inclusão foram: artigos científicos, publicados na íntegra, de acesso gratuito, entre o período de 2000 a 2024. Excluíram-se reportagens, artigos sem resumos, editoriais, notas prévias, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e artigos duplicados.

Resultados

Encontraram-se 42 publicações que, selecionadas pelos critérios de inclusão e exclusão, resultaram na amostra final de 11 artigos. Os cursos estão em ascensão na Europa, e sobretudo nos Estados Unidos. Atualmente, no Brasil, existem quatro instituições formadoras. Os conteúdos programáticos concentram-se na filosofia e princípios dos cuidados paliativos; cuidados práticos e não clínicos que abrangem as dimensões biopsicossocial e espiritual; diretivas antecipadas de vontade; terapia da dignidade; estratégias de comunicação verbal e não verbal; fisiologia e sinais e sintomas do processo ativo de morte; rituais de despedida e luto. As modalidades variam entre híbridas, virtuais e presenciais; as cargas horárias divergem entre 4 h e 210 h; o tempo de duração varia entre 3 dias e 6 meses, e em relação à avaliação do estudante, estão a assiduidade nas aulas, visitas em hospitais e/ou hospices, serviços de atendimento domiciliar, instituições de longa permanência com supervisão e estudos de caso. Em todos os estudos há menção da não regulamentação e/ou formalização dos cursos e da profissão, mas cresce o número de instituições para certificação do ensino.

Conclusão/Considerações finais

Os cursos de formação precisam ser norteados por instituições reconhecidas e competentes, a fim de formalizar e certificar a qualidade do ensino das doulas da morte.

Palavras Chave

Doulas; morte; Ensino

Área

Outras áreas

Autores

GLENDA AGRA, LETÍCIA PINTO CORRÊA, MARINETE ESTEVES FRANCO, KHIVIA KISS DA SILVA BARBOSA