Dados do Trabalho
Título
A ANOREXIA NERVOSA E APTA PARA CUIDADOS PALIATIVOS?: UMA REVISAO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Introdução
A Anorexia Nervosa apresenta alta taxa de mortalidade, sobretudo comparada a outros transtornos mentais. A literatura aponta uma ampla discussão sobre o conceito de uma Anorexia Nervosa Grave e Duradoura (do inglês Severe and Enduring Anorexia Nervosa, SE-AN), contudo, é comum a associação deste com duração e refratariedade do tratamento, mesmo que ainda não seja clara quais seriam abordagens “falhas” durante o processo de cuidado. Pesquisas demonstram que abordagens paliativas em condições crônicas podem reduzir o sofrimento, aumentar a independência e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, não focando somente em cuidados terminais (Carter; Mizelle, 2023). Todavia, há limitações na discussão sobre a inserção dos cuidados paliativos na psiquiatria e nos transtornos alimentares.
Objetivo e Método
Tem por objetivo identificar as contribuições dos cuidados paliativos aos casos de anorexia nervosa. Para isso, produziu-se uma revisão integrativa da literatura (Mendes; Silveira; Galvão, 2008). Utilizou-se a estratégia TQO (Tema, Qualificador e Objeto) para formular a pergunta de pesquisa: quais as contribuições dos Cuidados Paliativos para pessoas com anorexia nervosa? Cinco bases eletrônicas foram consultadas: Pubmed, PsycINFO, Scopus, Web of Science e EMBASE, adotando os descritores controlados: "anorexia nervosa", "palliative care" e "clinical decision-making", e seus sinônimos, combinados com os booleanos OR e AND. Os critérios de inclusão foram: estudos originais, sem restrição de ano ou idioma. Exclui-se estudos breves, incompletos ou de acesso privado. Fez-se o uso do software Zotero no processo de seleção.
Resultados
Após triagem de 162 estudos, seis foram elegíveis. As publicações datam de 2003 a 2023, a maioria produzida nos Estados Unidos. As principais temáticas foram: abordagens fúteis na condução do tratamento; conflitos conceituais sobre o estágio final da doença; dilemas éticos quanto à possibilidade de autonomia do paciente e acolhimento da família; e cuidados paliativos como principal estratégia de assistência no estágio crônico da anorexia nervosa.
Conclusão/Considerações finais
Cuidados paliativos junto à casos graves e refratários de anorexia nervosa se mostra benéfico, contudo, é necessário estabelecer um consenso entre as áreas para que sejam elaborados planos de cuidado que favoreçam a autonomia do paciente. As limitações desta revisão versam sobre o não acesso à estudos potenciais. Devido à escassez de pesquisas empíricas, estima-se que sejam provocadas novas discussões.
Referências
CARTER, R; MIZELLE, C. How palliation can improve care of patients with severe and enduring anorexia nervosa. AMA Journ Ethi, v. 25, n. 9, 2023.
MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto-enfermagem, v. 17, p. 758-764, 2008.
Palavras Chave
Qualidade de Vida; Anorexia Nervosa; Psiquiatria Paliativa
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Autores
ALEXIA JADE MACHADO SOUSA, MARIA SALETE BESSA JORGE, ERIC WENDA RIBEIRO LOURENÇO, MARINA FERREIRA DE SOUSA, HELDER MATHEUS ALVES FERNANDES