Dados do Trabalho
Título
EDUCAÇAO EM SAUDE SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Introdução
Entre os desafios para implementação dos Cuidados Paliativos verifica-se a falta de conhecimento e de compreensão sobre o tema na sociedade como um todo, inclusive entre profissionais de saúde. Nesse contexto, a educação em saúde mostra-se como potente estratégia para melhorar o conhecimento e a atitude entre profissionais de saúde e cuidadores (Li, Chhabra e Singh, 2021).
Objetivo e Método
Descrever a experiência na realização de uma ação de educação em saúde sobre cuidados paliativos. A ação de educação em saúde ocorreu em outubro de 2023 em um hospital terciário localizado na região Norte do estado do Ceará, mas especificamente em Unidade de Cuidados Especiais, a qual tem como perfil pacientes de longa permanência, dentre eles, muitos em Cuidados Paliativos. Essa atividade foi realizada por uma interna de enfermagem em parceria com um interno da medicina, com apoio de profissionais do serviço, sob orientação das suas respectivas preceptoras e da professora supervisora de estágio. Participaram da ação cerca de 25 pessoas, entre essas, acompanhantes, estudantes e profissionais da área da saúde. A ação foi planejada com base na metodologia planejamento reverso, que norteou as etapas a serem ser construídas para a culminância da ação, que versam em identificar os resultados desejados, determinar materiais e métodos e delinear as atividades.
Resultados
A ação se desenvolveu em cinco momentos: 1) Acolhimento, convite a participar com espaço devidamente preparado; 2) Pré-teste, dinâmica verdadeiro ou falso para levantar o que o público já sabia sobre o tema; 3) Apresentação expositiva dialogada com apoio de mídia visual (folder explicativo impresso e exposto em tela) sobre o que são cuidados paliativos, indicações, direitos e deveres; 4) Pós teste, segunda rodada da dinâmica verdadeiro ou falso; 5) Dinâmica de encerramento, entrega de um doce com orientação de que eles não podiam usar mãos para comer, de modo que eles pudessem refletir e se colocar no lugar de um paciente dependente de cuidados de outrem.
Conclusão/Considerações finais
Com o uso da metodologia proposta a ação de educação em saúde ocorreu de forma eficaz, verificado pelo aumento do conhecimento e da conscientização sobre a temática a partir da dinâmica de pré e pós teste e dos relatos dos participantes.
LI, W. W.; CHHABRA, J.; SINGH, S. Palliative care education and its effectiveness: a systematic review. Public Health, v. 194, p. 96-108, 2021. DOI: 10.1016/j.puhe.2021.02.033.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Educação em Saúde; Trabalho Interprofissional da Equipe Multiprofissional
Área
Outras áreas
Autores
FRANCISCA MICHELEME DA SILVA SANTIAGO, NICODEMOS TRASPADINI DE JESUS, TÁRCILLA PINTO PASSOS BEZERRA, REGISLÂNIA LIRA AZEVEDO, IANE XIMENES TEIXEIRA