Dados do Trabalho
Título
INTEGRAÇAO DOS CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTES PEDIATRICOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: BENEFICIOS E ESTRATEGIAS PARA UM ATENDIMENTO HUMANIZADO
Introdução
A estratégia em Unidades de Terapia Intensiva pediátrica (UTIPs) foca essencialmente na intervenção instrumental com informações médicas. A abordagem de Cuidados Paliativos (CP) em pacientes pediátricos em UTIPs representa um avanço para o atendimento humanizado de pacientes graves.
Objetivo e Método
Compreender a integração dos cuidados paliativos em pacientes pediátricos em unidades de terapia intensiva. O presente artigo é uma revisão integrativa na base de dados PUBMED. Foram utilizados os seguintes descritores conectados através do operador booleano AND: “pediatric”, “palliative care” e “ICU”. Para a seleção dos estudos, foram aplicados os seguintes critérios de inclusão: artigos completos e publicados na língua inglesa nos últimos 4 anos. Foram excluídas publicações do tipo editorial, teses, relatos de experiência e estudos de caso.
Resultados
Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 10 artigos entre os 644 resultados identificados anteriormente. Os CP na UTIPs possibilitam o conforto dos pacientes e a promoção da qualidade de vida, além de envolver estratégias como a comunicação eficaz e o planejamento de cuidados personalizados. Um estudo de corte retrospectivo indicou que a equipe de CP desempenha um papel essencial nas conferências familiares, realizadas nas UTIPs, oferecendo suporte emocional e ajudando a resolver conflitos familiares, além trazer maior satisfação ao paciente e ao cuidador, melhor avaliação do paciente e tratamento sintomático e menor ansiedade e depressão entre os familiares. Uma revisão sistemática que analisou vinte e um estudos afirmou que o envolvimento precoce da equipe de CP nos cuidados de fim de vida nas UTIPs pode ser benéfico tanto para o paciente, quanto para a família, reiterando a importância de adaptar os CP às necessidades, crenças e rituais individuais. Além disso, a avaliação e o tratamento da dor em pacientes gravemente enfermos nas UTIPs são um componente integral do fornecimento de cuidados paliativos.
Conclusão/Considerações finais
Conclui-se que os CP em UTIPs oferecem uma abordagem benéfica para garantir cuidados de alta qualidade dentro do contexto da prática das UTIPs, oferecendo um novo modelo humanizado nesse ambiente, com o uso de estratégias interdisciplinares.
Referências
Update on the palliative care approach at the pediatric intensive care unit. Archivos Argentinos de Pediatria, v. 120, n. 6, 1 dez. 2022.
SOUSA, I. T. E et al.
End-of-life care in Brazilian Pediatric Intensive Care Units. Jornal de Pediatria, 21 mar. 2023.
Palavras Chave
Paliativo; Pediatria; UTI
Área
Modalidades de atendimento
Instituições
Universida de Fortaleza (UNIFOR) - Ceará - Brasil
Autores
LETÍCIA DE OLIVEIRA MARTINS, ELISE ITO MARTINS DE SOUZA , LETÍCIA CORRÊA POSSEBON, GIOVANA PEREIRA GURGEL , ARIOSTO MARTINS ARAUJO COSTA SOBRINHO