Dados do Trabalho
Título
UM SUPER-HEROI PARA UMA SUPER CRIANÇA – RELATANDO A EXPERIENCIA DO CUIDADO LUDICO NO CONTEXTO HOSPITALAR PALIATIVO PEDIATRICO
Introdução
O cuidado lúdico é fundamental no contexto hospitalar paliativo pediátrico pois é capaz de contribuir para uma experiência livre de traumas e adoecimento psicológico, que facilita a aceitação e sucesso do tratamento. Neste sentido, a figura dos super-heróis representa, para as crianças, personalidades capazes de enfrentar adversidades com bom ânimo, resiliência, coragem e superação (WESCHENFELDER, 2022). A visita desses personagens ajuda a criança a entender sua realidade e diferentes formas de superar as suas dificuldades, neste caso, o internamento, especificamente.
Objetivo e Método
Objetivo: relatar a experiência da visita de heróis e heroínas como estratégia de cuidado paliativo lúdico às crianças hospitalizadas. Método: trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, sobre a visita de heróis e heroínas realizada em um hospital público no interior da Bahia pelo projeto extensionista: Agrupamento Mobilizador de Acolhimento (AMA), da Universidade Federal da Bahia, Campus Anísio Teixeira. As visitas contam com acadêmicos de psicologia e enfermagem que se fantasiam com trajes de super-heróis e princesas, escolhidos pelas crianças hospitalizadas periodicamente.
Resultados
A visita lúdica foi realizada em duas etapas: momento musical com contação de histórias para toda a enfermaria e visita individual de um herói/heroína escolhido à beira leito da criança. Neste segundo momento pode haver a interação mais íntima com os personagens, além da escuta, diálogo e brincadeira, de acordo com o desejo de cada paciente. As crianças esboçaram expressões de curiosidade, surpresa, contentamento e descontração durante a visita, com aplausos, interação e pedidos especiais aos heróis/heroínas.
Conclusão/Considerações finais
A estratégia de visita de heróis a crianças hospitalizadas se mostrou agradável e relevante, pois promoveu um ambiente acolhedor, o olhar empático e o cuidado em uma linguagem infantil, capaz de desconectar a criança do foco na doença, além de despertar sentimentos e reflexões positivas entre elas e em seus familiares. Para os extensionista esta representou uma oportunidade diferenciada de aprendizado do cuidado humano e criativo em pediatria. Referência. WESCHENFELDER, G. V.; MUGGE, E. Super-heróis como recursos de desenvolvimento humano em ambiente escolar. Revista Educação e Linguagens, [S.L.], v. 11, n. 22, p. 530-545, 13 dez. 2022. Universidade Estadual do Paraná - Unespar. http://dx.doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.530-545.
Palavras Chave
criança hospitalizada; jogos e brinquedos; Enfermagem
Área
Outras áreas
Autores
CIND VITORIA SANTOS ARAÚJO, ANNA BEATRIZ BOTELHO SILVA, RENARA AMORIM BOTELHO, EZEQUIEL CAMPOS VIANA, EMANUELLE CAIRES DIAS ARAÚJO NUNES, JULIANA XAVIER PINHEIRO DA CUNHA