X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DA NUTRIÇAO NA ABORDAGEM PALIATIVA DE PACIENTES COM TUMOR DE KLATSKIN: UM ESTUDO DE CASO.

Apresentação do caso

Paciente E.B.R, 45 anos, sexo feminino, branca, natural de belém/PA, casada, sem filhos, domestica. Recebeu o diagnóstico tardio de tumor de klatskin após diversas idas ao pronto-socorro do município com sintomas de náuseas intensas e persistentes, e icterícia. No local foi solicitada ressonância magnética que evidenciou lesão expansiva e infiltrativa, sólido-cística, acometendo o hilo hepático/ confluência dos ductos hepáticos, transferida para um hospital de referência. Em sua internação, foi avaliada e encaminhada para cuidados paliativos exclusivos. Apresentou mal estado geral, alimentação extremamente reduzida devido e náuseas e vômitos incoercíveis, exame físico revelou icterícia (3+/4+), abdômen flácido, doloroso à palpação profunda em região de hipocôndrio direito, sinal de asa quebrada presente e depleção da musculatura temporal. Exames bioquímicos demonstraram hiperbilirrubinemia, aumento das aminotransferases, hipoalbuminemia e prolongamento do tempo de protrombina, perfil hepático compatível com um padrão colestático.

Discussão

Devido quadro clínico, indicou-se a realização da técnica de rendez-vous como tratamento paliativo, a fim de aliviar a colestase. Somado a isso, a conduta dietoterápica para a paciente em questão objetivou auxiliar no alívio dos sintomas e melhorar a qualidade de vida, por meio da utilização de técnicas gastronômicas, ofertando refeições com baixo teor de gorduras, leves e fáceis de digerir tais como alimentos cozidos, macios e pouco condimentados, oferta de alimentos gelados, refeições fracionadas em pequenas porções e controle de odores no ambiente, além da oferta de preparações que remeteram à memória afetiva da paciente. Tais estratégias auxiliaram na melhora da ingesta alimentar durante internação.

Considerações finais

Após realização da drenagem biliar, recebeu alta e continuou acompanhamento multidisciplinar com visitas domiciliares, garantindo a continuidade dos cuidados e o suporte emocional à paciente e à família.

Palavras Chave

Cuidado Paliativo; Nutrição Clínica; Oncologia

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Autores

ALYNE FRANÇA DA SILVA, SOFIA YURIE RIBEIRO ISHIGAKI, LORENA MODESTO DA SILVA, BRUNA MACEDO LOPES, JAMILLE JHENIFFER NASCIMENTO AUZIER, JUCICLEIDE RODRIGUES FARIAS