Dados do Trabalho
Título
EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS ACERCA DA PRÁTICA DE TRABALHO DAS DOULAS DA MORTE
Introdução
As doulas da morte são colaboradores que acompanham a pessoa em processo de finitude e que realizam cuidados práticos e não clínicos baseados na ortotanásia e kalotanásia
Objetivo e Método
Mapear as evidências científicas acerca da prática de trabalho das doulas da morte. Trata-se de uma revisão de escopo norteada pelo protocolo Prisma. Para identificar o objeto de estudo, utilizou-se a estratégia Pico. Os descritores – em português, inglês e espanhol - utilizados foram: “doulas”, “morte”, “experiências”, “assistência terminal” e “cuidados paliativos na terminalidade da vida” nas bases de dados PubMed/Medline, Web of Science e Scopus, conectados com os operadores booleanos “and” e “or”, por meio do Portal Capes. Os critérios de inclusão foram: artigos científicos, publicados na íntegra, de acesso gratuito, entre o período de 2000 a 2024. Excluíram-se reportagens, artigos sem resumos, editoriais, notas prévias, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e artigos duplicados.
Resultados
Encontraram-se 64 publicações, que, selecionadas pelos critérios de inclusão e exclusão, resultaram na amostra final de 28 artigos. As doulas da morte são acompanhantes compassivas, apoiadoras e defensoras das pessoas – independente da idade - que apresentam doenças limitantes e/ou ameaçadoras de vida. Atuam na fase pré-morte, fornecendo apoio biopsicossocial e espiritual, auxiliando nas diretivas antecipadas de vontade e ajudando em projetos de legado de vida; na fase da morte propriamente dita, acompanhando a pessoa durante todo o processo ativo de morte, defendendo e honrando os seus desejos e mediando conflitos e despedidas; e, na fase pós-morte, auxiliando os familiares nos trâmites administrativos no entorno da morte, nos rituais de despedida, no velório, no sepultamento/cremação e fornecendo apoio no luto. Trabalham como voluntárias e/ou autônomas, de forma presencial, virtual e/ou híbrida nos vários cenários da saúde da atenção primária, secundária e terciária, da educação, do serviço social (presídios, consultórios de rua, comunidades compassivas) e do setor do luto (agências funerárias, cemitérios). Os honorários relacionam-se com os serviços prestados – consulta, visita, plantão e/ou pacote, consultoria, supervisão e aulas-, que variam entre US$25 e US$1.200.
Conclusão/Considerações finais
A natureza do trabalho e a flexibilidade de papeis permitem que as doulas da morte sirvam como uma importante fonte de apoio nos serviços de cuidados em fim de vida.
Palavras Chave
Doulas; morte; Assistência Terminal
Área
Outras áreas
Autores
GLENDA AGRA, LETÍCIA PINTO CORRÊA, MARINETE ESTEVES FRANCO, KHÍVIA KISS DA SILVA BARBOSA