X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

NECESSIDADES EM SAUDE DE PACIENTES TERMINAIS NO BRASIL: UMA REVISAO INTEGRATIVA SOBRE ASPECTOS FISICOS, PSICOLOGICOS, SOCIAIS, ESPIRITUAIS E BIOETICOS

Introdução

O objetivo dos cuidados paliativos é a melhoria da qualidade de vida de pessoas em sofrimento decorrente de uma doença grave e progressiva, incluindo os doentes terminais (Radbruch et al., 2020). Logo, para uma assistência eficiente, é necessário compreender as reais necessidades de saúde desses pacientes.

Objetivo e Método

Identificar as necessidades de saúde de pessoas adultas e idosas com doença terminal no Brasil. Realizou-se uma revisão integrativa. A estratégia de busca foi realizada em conjunto com uma bibliotecária e foi aplicada na PubMed, Scopus, Web of Science, Biblioteca Virtual em Saúde e PsycInfo. Duas pesquisadoras foram responsáveis pela leitura dos materiais e, em caso de discrepância, uma terceira foi acionada. Seguiu-se o fluxograma PRISMA, incluindo-se materiais que abordassem a população brasileira e excluindo-se estudos com população abaixo de 19 anos e que não definissem o paciente como terminal.

Resultados

Foram encontrados um total de 526 artigos. Desses, foram selecionados 37 artigos para a revisão. Em relação às regiões de coleta, 14 estudos foram realizados na região Sudeste, 13 no Sul, nove na região Nordeste e em dois artigos a região não foi identificada. Nenhum dos estudos selecionados foi desenvolvido na Atenção Primária à Saúde. Foram identificadas necessidades físicas, como manejo da dispneia, da dor e cuidados com higiene e alimentação; necessidade de apoio psicológico para regular as emoções; necessidade de manter um papel social e vínculos afetivos; necessidade de apoio espiritual e/ou religioso para trabalhar com a culpa, com o medo da punição divina e com o perdão e, por fim, necessidade bioética de que o paciente tenha a sua autonomia respeitada, evitando-se a distanásia.

Conclusão/Considerações finais

A revisão identifica as necessidades em saúde dos pacientes terminais no Brasil e reconhece os principais pontos físicos, psicológicos, sociais, espirituais e bioéticos a serem considerados no atendimento desses indivíduos. Baseadas nestas necessidades, futuras diretrizes nacionais podem ser construídas. A revisão também expõe a ausência de estudos realizados na Atenção Primária à Saúde e nas regiões Norte e Centro-Oeste, o que pode demonstrar uma fragilidade no atendimento ao paciente terminal.

Palavras Chave

Doente Terminal; Assistência Terminal; Brasil

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Autores

FERNANDA CIRNE LIMA WESTON, RAQUEL HASS DOS SANTOS, SILVIA REGINA QUILICI, IRANI IRACEMA DE LIMA ARGIMON