Dados do Trabalho
Título
IMPACTO DOS CUIDADOS PALIATIVOS NA PANDEMIA DE COVID-19: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR.
Introdução
No contexto da pandemia de COVID-19, os Cuidados Paliativos (CPs) desempenharam um relevante papel na garantia do acesso de familiares e pacientes à dignidade no tratamento médico. Nesse sentido, verificou-se uma utilização crescente das estratégias de paliação por profissionais da saúde de todas as áreas, contribuindo para evidenciar o papel dos CPs no tratamento de pacientes não oncológicos e para reforçar a relevância da multidisciplinariedade das equipes de CPs.
Objetivo e Método
Objetivo: Analisar o impacto da abordagem dos CPs em pacientes no cenário da COVID-19.
Método: Trata-se de uma revisão integrativa de artigos obtidos na base de dados PubMed, SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde com os descritores ‘‘COVID-19’’ “palliative care”, publicados nos últimos 5 anos, gratuitos e nos idiomas inglês e português.
Resultados
No contexto da pandemia de COVID-19, os CPs enfrentaram importantes desafios, incluindo readaptação a certos protocolos. Dados mostraram que a introdução de teleconsultas possibilitou ajuste de medicações, controle de sintomas e cuidado longitudinal dos pacientes, reduzindo a necessidade de consultas presenciais e, consequentemente, exposição ao vírus. Ademais, a criação de recomendações voltadas para os CPs nesse momento de crise de saúde pública foi importante para promover um manejo mais eficiente. Ressalta-se também a importância da abordagem multidisciplinar ao oferecer um cuidado integral ao paciente, diminuindo iatrogenias, auxiliando na eficácia do tratamento quando possível e proporcionando suporte adequado aos pacientes e suas respectivas famílias.
Conclusão/Considerações finais
Por fim, é notório o desenvolvimento de ferramentas e protocolos, os quais foram baseados em critérios clínicos e éticos, na abordagem dos CPs no cenário do COVID-19, a fim de assegurar acesso justo e equitativo, priorizar o tratamento e garantir cuidados adequados aos pacientes e seus familiares, promovendo uma abordagem mais humanizada e multidisciplinar em crises sanitárias.
Referências
FLORÊNCIO, Raquel Sampaio et al. Cuidados paliativos no contexto da pandemia de COVID-19: desafios e contribuições. Acta Paulista de Enfermagem, 2020.
PINTO , C. da S.; BORSATTO, A. Z.; VAZ, D. C.; SAMPAIO, S. G. dos S. M.; OLIVEIRA, L. C. de. Telemedicina em Cuidados Paliativos Oncológicos: um Legado da Pandemia. Revista Brasileira de Cancerologia, [S. l.], v. 69, n. 1, p. e–142698, 2023.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; COVID–19; Abordagem multidisciplinar
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Autores
MARIA EUGÊNIA BASTOS SANTANA DA CUNHA, LARA PONTE AMADEI, GABRIELA ARAUJO BEZERRA, DAVI BERNARDINO SILVA ALENCAR, PEDRO IAN DE AGUIAR, ANA CLARA CARDOSO FERNANDES