Dados do Trabalho
Título
O USO DE CANABINOIDES NO GERENCIAMENTO DE SINTOMAS NO CONTEXTO DE CUIDADOS PALIATIVOS.
Introdução
Os canabinoides são utilizados para controle de sintomas desde a Antiga China, porém existem restrições para seu uso devido ao seu potencial de abuso pessoal. Quanto à sua farmacologia, foram identificados dois tipos de receptores canabinoides presentes no sistema nervoso central (SNC) e no sistema imunológico (SI), que determinam os diferentes efeitos para o consumidor. Assim, deve-se estabelecer um consenso para definir a aplicabilidade dessa substância para pacientes sob cuidados paliativos (CP), já que são os maiores usuários dentro do emprego medicinal.
Objetivo e Método
Objetivo: Compreender o papel do uso de canabinoides no gerenciamento dos cuidados paliativos, estabelecendo as suas limitações e seus efeitos adversos.
Método: Trata-se de uma revisão integrativa de artigos obtidos na base de dados PubMed, SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde com os descritores ‘‘Cannabinoids’’ ‘‘Palliative Care’’, publicados nos últimos 5 anos, gratuitos e nos idiomas inglês e português.
Resultados
Os canabinoides têm se mostrado efetivos no manejo de diversos sintomas, devido à presença de ligantes endógenos, chamados de endocanabinoides, com receptores presentes em vários sistemas humanos, como o SNC e o SI. Estudos apontam eficiência no manejo de dor crônica, no combate de anorexia e caquexia e benefícios para náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia. Além disso, abordam o seu uso em tratamentos curativos para o câncer pelas propriedades antitumorais em culturas in vitro, mas sem grandes resultados em humanos. Apesar do potencial dos canabinoides na melhora da qualidade de vida de diversos pacientes, ainda há grande associação do uso com abuso recreativo e resistência da sua popularização na indústria farmacêutica, o que prejudica novos estudos e a possibilidade de benefício dos pacientes em CP.
Conclusão/Considerações finais
Por fim, o uso dos canabinoides como tratamento é uma alternativa válida para os pacientes em CP, devido aos efeitos que podem mitigar sintomas que afetam a qualidade de vida. Ressalta-se também a necessidade de maiores evidências, com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da eficácia, tolerabilidade e segurança do seu uso nesse contexto.
Referências
KARTHIK, A. R.; BHATNAGAR, Sushma. Use of cannabis and cannabinoids in palliative care setting. Current Opinion in Anesthesiology, v. 33, n. 6, p. 841-546, 2020.
SÁ, Sílvia Silva; MELO-ALVIM, Cecília; REIS-PINA, Paulo. Effects of cannabinoids on pain control, quality of life and opioid-sparing in cancer patients: systematic review. BrJP, v. 6, n. 3, p. 320-329, 2023.
Palavras Chave
Canabinoides; Cuidados Paliativos; Gerenciamento de sintomas
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Autores
MARIA EUGÊNIA BASTOS SANTANA DA CUNHA, MARIA EDUARDA PONCHET REBOUÇAS, JOÃO AGUIAR DE ARRUDA COELHO, ANA CLARA CARDOSO FERNANDES, NICOLE OLIVEIRA DE ARAÚJO, LARA MARIA CAVALCANTE ALVES