X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

Elaboração e validação de protocolo de identificação precoce de pacientes elegíveis a cuidados paliativos e diretrizes multidisciplinares em uma rede de hospitais do Nordeste

Introdução

Estimativas mostram que a necessidade de cuidados paliativos (CP) aumenta progressivamente a cada ano. Diante disso, é relevante propor intervenções proporcionais e ajustes de suporte vital com o intuito de melhorar a qualidade de vida. A incorporação de protocolos e diretrizes de cuidados em pacientes e suas famílias podem ajudar a orientar os profissionais não especialistas nessa área a ofertarem uma assistência mais ampla e digna. Com o intuito de melhorar a prestação desses cuidados, tem se tornado relevante a implantação de protocolos e diretrizes na área.

Objetivo e Método

Objetivo: Elaborar e validar um protocolo de identificação precoce de pacientes com critérios de elegibilidade em CP e diretrizes multidisciplinares para utilização em uma rede de hospitais com serviço de atenção domiciliar integrados geridos por uma organização de saúde do Nordeste. Método: Entre os meses de outubro de 2023 a fevereiro de 2024 foi realizado uma revisão de literatura com os descritores “cuidados paliativos”, “ferramentas prognósticas”, “diretrizes multidisciplinares" nas bases Pubmed e Google Acadêmico para elaboração um protocolo de identificação de CP e diretrizes de cuidados multidisciplinares. Foram validados por uma equipe multidisciplinar na área de CP, além dos gestores hospitalares e de qualidade da rede.

Resultados

O protocolo foi elaborado utilizando as seguintes ferramentas de identificação de CP: “Supportive and Palliative Care Indicators Tool (SPICT – BR)”, “Gold Standards Framework Proactive Identification Guidance” (GSF PIG) e Escala Visual de Fragilidade (EVF). Podendo ser aplicado em toda rede hospitalar e domiciliar. Foi realizado um curso para capacitação do protocolo e diretrizes de CP para os hospitais da rede, com representantes da equipe médica e multidisciplinar de cada hospital.

Conclusão/Considerações finais

O protocolo e as diretrizes se mostraram válidos em seu conteúdo e possuem potencial de aplicabilidade na prática hospitalar e domiciliar, sendo uma ferramenta estruturada e bem projetada para fornecer e ampliar o acesso aos cuidados paliativos.

Referências

Manual de Cuidados Paliativos, 3 edição; ANCP; 2021; ATHENEU.
Cuidados Paliativos e Tomada de Decisão (Deliberação Moral) - Pacientes ADULTOS CRISE COVID-19. Núcleo Técnico Científico de Cuidados Paliativos HCFMUSP.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; protocolo institucional; diretrizes multidisciplinares

Área

Outras áreas

Instituições

Hospital Alfa - Pernambuco - Brasil

Autores

ALESSANDRA MACEDO MADUREIRA , FABIOLA ALVES ALCANTARA, ANINE SURUI SILVA, ALINE BEZERRA ALMEIDA, IVETTE BURIL BARROS, WAGNER REIS GALVAO