X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CUIDADO PALIATIVO A PESSOA IDOSA NA REDE DE ATENÇAO A SAUDE: UMA REVISAO DE ESCOPO

Introdução

O aumento da expectativa de vida e o alto índice de morbidade por doenças crônico-degenerativas configuram hoje um dos maiores desafios para a saúde pública. Com uma população envelhecida, que viverá e morrerá em condições mais complexas, a demanda por cuidados tende a aumentar, bem como tende a aumentar da demanda por cuidados paliativos (Veras, 2023). No entanto, a efetivação da integralidade dos cuidados paliativos na Rede de Atenção à Saúde implica estratégias que vislumbrem a transição desse cuidado entre os diversos níveis de atenção dessa Rede (Silva; Nietsche; Cogo, 2022).

Objetivo e Método

Mapear as evidências científicas relacionadas à organização das práticas do cuidado paliativo à pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde. Scoping review pelo método Joanna Briggs Institute. A busca foi realizada nas bases de dados PubMed, Cinahl, Web of Science, Scopus, BVS/Lilacs, Embase e Cochrane.

Resultados

Foram identificados 1150 artigos, os quais foram gerenciados pelo software Endnote. Após a seleção, 12 artigos compuseram a amostra do estudo. Os dados foram organizados em planilha do Microsoft Excel, submetidos à análise descritiva e discutidos com a literatura. Observou-se a importância de as práticas de cuidado paliativo à pessoa idosa serem organizadas na Rede de Atenção à Saúde, com foco na atenção primária à saúde, no domicílio e na articulação interdisciplinar. Contudo, a literatura mostra que ainda há fragmentação na oferta desse cuidado, com limitadas considerações quanto aos desafios e possibilidades da sua efetivação em todos os níveis de atenção (Hermans, 2020).

Conclusão/Considerações finais

O mapeamento das evidências científicas sobre o tema mostra que são modestas as discussões em torno da inserção dos cuidados paliativos na Rede. Os estudos exploram o papel da atenção primária como ordenadora dessas práticas, ainda que em uma perspectiva fragmentada, com pouca articulação entre os serviços da Rede.

Referências

Veras, R. P. Doenças crônicas e longevidade: desafios futuros. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 26, p. e230233, 2023.
Silva TC, Nietsche EA, Cogo BS. Palliative care in Primary Health Care: an integrative literature review. Rev Bras Enferm. v.75 n. 1, p. e20201335, 2022.
Hermans S., Sevenants A, Declercq A, Broeck NV, De-liens L, Cohen J et al. Inter-organisational collaboration in palliative care trajectories for nursing home residen-ts: A nation-wide mixed methods study among key per-sons. Int J Care Coord. v. 22 n. 2 p. 69-80, 2019.

Palavras Chave

Idoso; Idoso Fragilizado; Cuidados Paliativos

Área

Outras áreas

Autores

CAROLINA SALES GALDINO, ISABELA SILVA CANCIO VELLOSO , CAROLINA SILVA CARAM