Dados do Trabalho
Título
PROJETO QUERO TE CONTAR: ESTRATEGIA DE DIVULGAÇAO E PARTICIPAÇAO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR QUANTO AO DESDOBRAMENTO DOS CASOS DE CUIDADO PALIATIVO DO HOSPITAL ESTADUAL SUMARE
Apresentação do caso
A idéia do projeto veio do grupo de acolhimento e cuidados paliativos de um hospital público do estado de São Paulo, com a finalidade de promover o desdobramento dos casos de cuidados paliativos da instituição. Diante de um cenário comum no setor público, caracterizado por superlotação, aumento da complexidade, absenteísmo e rotatividade, percebeu-se a inviabilidade de conseguir uma adesão significativa de colaboradores de todas as equipes nas reuniões realizadas em auditório e outras estratégias que requerem deslocamento do setor de trabalho e/ou disponibilidade de horário. Sendo assim o projeto “Quero te contar” foi criado com o objetivo de disseminar a cultura e a prática do cuidado paliativo na instituição, in loco. Para isso, criou-se uma agenda anual que inclui todos os setores estratégicos para a formulação dessa discussão e desses encontros que se dá da seguinte forma: a unidade de origem escolhe um caso que envolva o cuidado paliativo, bem sucedido ou não e vai até o setor de destino com o objetivo de explanar o caso e fazer uma breve discussão dos erros e acertos na condução. Nesse encontro, além dos integrantes do grupo de cuidados paliativos, toda equipe multidisciplinar é envolvida e após a explanação, há um incentivo à discussão, esclarecimentos e relato de outros casos, porém de forma breve, incentivamos o prazo de 15 minutos para que não haja um impacto na assistência.
Discussão
Esse momento também permite que os profissionais relatem os sentimentos vivenciados a partir das experiências vividas com cada caso, expondo suas vitórias, superações e frustrações, o que torna um ambiente de acolhimento e não apenas de aprendizado.
Considerações finais
A estratégia permitiu o envolvimento dos setores e das equipes em torno do cuidado paliativo, e incentivou a discussão dos casos, troca de experiências e o principal que é trazer à tona um tema tão importante, em ascensão nos dias de hoje, mas que, contudo, precisam transpor muitas barreiras envolvendo a preparação acadêmica, questões culturais e religiosas. Notou-se que muitas são as dúvidas das equipes em relação ao tema no que diz respeito às etapas e a finalidade do cuidado paliativo, portanto a discussão in-loco tem proporcionado o esclarecimento e por consequência tem trazido mais tranquilidade para todos os envolvidos na condução dos casos. Nessas discussões há uma divulgação do papel do grupo do de cuidados paliativos da instituição, fortalecendo assim a atuação do mesmo.
Palavras Chave
discussão de caso; Equipe Multiprofissional; Educação em Saúde
Área
Outras áreas
Instituições
Hospital Estadual Sumaré- HES - São Paulo - Brasil
Autores
TACIANA ALCARA DE SOUZA CHAIM, JOYCE DE PAULA WILDEN DA SILVA, LILIAN FERREIRA DE SOUZA SILVA, ELI DE FÁTIMA ALONSO COSTA, CRISLAINE LIARA FARIAS SOARES, DANIELA LIMA FERNANDES DE CARVALHO