X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

IDENTIFICAÇAO DE PACIENTES COM INDICAÇAO DE CUIDADOS PALIATIVOS NAO ONCOLOGICOS EM UMA UNIDADE BASICA DE SAUDE DA FAMILIA DO AGRESTE PERNAMBUCANO

Apresentação do caso

Os Cuidados Paliativos (CP) representam uma abordagem que visa aliviar o sofrimento físico, psicológico, social e espiritual de pacientes e suas famílias, proporcionando-lhes conforto, suporte emocional e administração em momentos desafiadores. Frequentemente associados ao cuidado de pacientes com câncer, é fundamental destacar que os CP são igualmente relevantes para outras condições de saúde não oncológicas. E a Atenção Primária em Saúde (APS) desempenha um papel primordial na garantia de uma assistência paliativa adequada e acessível. O objetivo deste estudo foi qualificar o processo de identificação de pacientes elegíveis aos cuidados paliativos não oncológicos em uma Equipe de Saúde da Família (ESF) no Agreste Pernambucano. Este estudo faz parte de um projeto de intervenção em saúde de natureza descritiva e exploratória. Usou-se como local de estudo a UBS laboratório central da Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS) da VIII microrregião de saúde de Pernambuco.

Discussão

Dentre os resultados e a implicações na prática, foi feito um levantamento e análise de dados para identificação da população que necessita de CP não oncológicos na área de abrangência da ESF estudada. Em seguida uma entrevista com a Coordenadora da APS do município esstudado e a enfermeira responsável pela ESF para identificar a dinâmica da equipe sobre a aproximação com o tema no território as lacunas existentes na assistência aos usuários de CP não oncológicos. Foi realizado uma sensibilização da equipe enfocando aspectos comunitários geridos por agentes comunitários de saúde. Essa atividade promoveu a reflexão sobre conceitos, ideias, valores e opiniões de forma espontânea e criativa. O produto final desses encontros se deu a partir da capacitação da equipe para eleger os usuários de cuidados paliativos não oncológicos com a ferramenta SPICT-BR, ferramenta de Indicadores de Cuidados de Apoio e Cuidados Paliativos.

Considerações finais

A APS está em posição privilegiada para estabelecer uma relação de confiança com os pacientes e suas famílias, compreender suas necessidades e prioridades, e fornecer cuidados individualizados e centrados no paciente. Ao incorporar os CP não oncológicos é possível identificar precocemente os pacientes que se beneficiam desses cuidados, oferecer suporte adequado para o controle de sintomas, promover reflexões sobre planos de cuidados avançados e garantir uma abordagem holística que atenda às necessidades físicas, emocional, social e espiritual dos pacientes e suas famílias.

Palavras Chave

Cuidados paliativos não oncológicos; Atenção Primária em Saúde; Equipe de Saúde da Família

Área

Outras áreas

Autores

SILVANA PATRÍCIA FIGUERÊDO SILVA MONTEIRO, THAMYRIS VIERA BARROS