X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

BARREIRAS E DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS RESIDENTES NA PRESTAÇAO DE CUIDADOS PALIATIVOS

Introdução

A fragilidade na formação em saúde, com abordagem inadequada e/ou ausente das temáticas direcionadas à assistência em cuidados paliativos, emerge como uma importante barreira na prestação de cuidados paliativos.

Objetivo e Método

Investigar quais as barreiras e os desafios relacionados à prestação de serviços em cuidados paliativos. Método: Revisão Bibliográfica com busca de dados nos bancos de pesquisa PubMed, Lilacs, Scielo e Google Scholar, utilizando os descritores Palliative Care, Patient Care Team e Barriers

Resultados

A maioria das produções apontava para dificuldade das equipes multidisciplinares atuarem de forma efetiva na perspectiva dos cuidados paliativos, dentre os entraves, apontaram: dificuldade de comunicação entre os profissionais da equipe, entre familiares, o controle da dor e a dificuldade dos profissionais de lidar com a morte, haja vista que estes são formados com foco na vida. Ademais, a ausência de investimento direcionado para esses fins apresenta-se como um desafio, destacando sobre a importância da capacitação e especialização profissional para atuar em cuidados paliativos, bem como, sobre a necessidade de investimento em concursos públicos para diminuição de sobrecarga da equipe. Outro ponto em destaque, é a falta de conhecimento da comunidade sobre cuidados paliativos, agravada pela educação inadequada dos profissionais de saúde, que propagam conceitos errôneos e limitam o entendimento sobre o tema.

Conclusão/Considerações finais

A falta de capacitação continuada, dificuldades de comunicação entre equipes multidisciplinares, e a ausência de políticas públicas eficazes agravam a precariedade na assistência. Portanto, há uma necessidade urgente de reformulação curricular e investimento em especialização e recursos humanos, visando melhorar a qualidade dos cuidados paliativos oferecidos, e, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes.

Referências
ALVES, R. S. F.; OLIVEIRA, F. F. B.. Cuidados Paliativos para Profissionais de Saúde: Avanços e Dificuldades. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, p. e238471, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003238471.
COSTA, A. P.; POLES, K.; SILVA, A. E. Palliative care education: experience of medical and nursing students. Interface (Botucatu), v. 20, n.59, p. 1041-52, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/9w9TtLpg3DsbQ3ChkDcK5Xj/?format=pdf

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Residência Multiprofissional

Área

Outras áreas

Instituições

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ - Pará - Brasil

Autores

ALYNE FRANÇA DA SILVA, SOFIA YURIE RIBEIRO ISHIGAKI, LORENA MODESTO DA SILVA, BRUNA MACEDO LOPES