Dados do Trabalho
Título
CONFERENCIA FAMILIAR EM CUIDADOS PALIATIVOS A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Introdução
Definem-se Cuidados Paliativos como uma abordagem que melhora a qualidade de vida não só dos pacientes, como também dos seus familiares, ajudando-os a lidar e a enfrentar problemas associados a doenças potencialmente fatais (World Health Organization, 2018). Nesse sentido, destaca-se a utilização da conferência familiar como instrumento de intervenção estruturada utilizado pela equipe para comunicação efetiva e apoio emocional.
Objetivo e Método
Objetivo: Relatar experiência acerca da atuação da psicologia nas conferências familiares realizadas em âmbito hospitalar junto a equipe de cuidados paliativos. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre o modo como foram desenvolvidas as conferências familiares, a partir da perspectiva da psicologia em cuidados paliativos. Baseada na observação e registros de conferências familiares realizadas no período de janeiro de 2022 a agosto de 2024, em um hospital terciário na cidade de Fortaleza, Ceará.
Resultados
A atuação das psicólogas inicia-se antes da conferência familiar, contribuindo para a consensualização do objetivo da reunião e identificação das demandas da tríade paciente, familiares e equipe. No decorrer da conferência, essa atuação ocorre de diversas formas, a saber: possibilita a criação de vínculos; observa expressões verbais e não-verbais; realiza escuta atenta e ativa; facilita a comunicação de forma assertiva; encoraja paciente e família a falar sobre suas dúvidas; proporciona espaço de livre expressão de sentimentos, validando-os; assegura os recursos de suporte emocionais; e procura estabelecer consensos de abordagem dos problemas, colaborando para o estabelecimento de uma boa relação entre os envolvidos. Por fim, em momento posterior, checa-se as impressões e alinhamentos necessários; presta suporte psicológico/emocional, se necessário; e realiza evolução no prontuário.
Conclusão/Considerações finais
Conferência familiar é uma intervenção que beneficia paciente, familiares e equipe de saúde. Ela colabora para o alívio do sofrimento e pode melhorar a adaptação ao processo de adoecimento. Trata-se de momento estratégico para alinhar expectativas, compartilhar informações, esclarecer dúvidas e clarificar o plano de cuidados, assim como espaço para receber suporte emocional.
Referência bibliográfica: World Health Organization (WHO). Definition of palliative care. Disponível em: http://www.who.int/cancer/palliative/definition/en/ Acesso 15 Agosto 2024. » http://www.who.int/cancer/palliative/definition/en/.
Palavras Chave
Conferência Familiar; psicologia; Cuidados Paliativos
Área
Modalidades de atendimento
Autores
LÍVIA LOPES CUSTÓDIO, GRACE ANNE SALDANHA MAGALHÃES, MARIA OLIVIA BARROS NOGUEIRA, FRANCISCO TELÉSFORO CELESTINO JUNIOR