X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

ATENDIMENTO A PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE EM UMA CIDADE DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Introdução

INTRODUÇÃO: O cuidado paliativo (CP) visa promover a qualidade de vida do paciente e de seus familiares/cuidadores que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida, promovendo a prevenção e o alívio do sofrimento físico, psicossocial e espiritual. A percepção de que a morte é um ciclo natural da vida humana ainda está muito distante da sociedade e também das áreas da saúde. Todavia, considerando que a Atenção Primária em Saúde (APS) é a ordenadora do cuidado, torna-se necessário enfrentar obstáculos e estabelecer estratégias para viabilizar a implantação desses serviços no sistema de saúde. Desta forma, criou-se o comitê de cuidados paliativos que desenvolveu um fluxograma para orientar os profissionais da saúde.

Objetivo e Método

OBJETIVO: Relatar o desenvolvimento de fluxograma de atendimento a pacientes em cuidados paliativos em uma cidade da região noroeste do Rio Grande do Sul. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, na modalidade relato de experiência, elaborado a partir da elaboração de um fluxograma de atendimento para pacientes em CP na APS. Vivenciado na Unidade Básica de Saúde, na região noroeste do Rio Grande do Sul. No período de março a agosto de 2024. O comitê de cuidados paliativos é composto por profissionais da saúde que possuem experiência e/ou especialidade na área, com o objetivo de propagar informações pertinentes aos CP.

Resultados

RESULTADOS E DISCUSSÕES: Diante do pessoa com doença que ameaça a continuidade da vida, ordena-se o seguinte fluxo: busca-se avaliar se o paciente possui critério para atendimento paliativo, após, a equipe de CP realizará uma análise, para em seguida elaborar um plano terapêutico em conjunto com a Unidade Básica de Saúde (UBS), definindo metas e plano de cuidados, para assim, obter um alinhamento de expectativas entre equipe, paciente e família. Ademais, o comitê de CP busca promover a educação permanente em saúde, articulando um consenso sobre as práticas paliativas, enfatizando a importância da comunicação efetiva, da oferta de fármacos e políticas públicas eficazes.

Conclusão/Considerações finais

CONCLUSÃO: É imprescindível a elaboração de um fluxograma do funcionamento de atendimento dos CP na APS para situar os profissionais de saúde. Assim como, reforça-se e incentiva-se a importância de abordar o tema durante a formação acadêmica, bem como discuti-lo entre os profissionais já atuantes nos serviços de saúde para que seja possível proporcionar melhor qualidade de vida e de morte.

Referências

REFERÊNCIAS:
KUROGI, L. T. et al.. Implantação e implementação de serviços em cuidados paliativos. Revista Bioética, v. 30, n. 4, p. 825–836, out. 2022.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Atenção Primária em Saúde; Implantação de serviço

Área

Modalidades de atendimento

Instituições

FUMSSAR - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ALINE AVILA RAMOS, ALINE AVILA RAMOS, BETÂNIA HUPPES, BETÂNIA HUPPES, KELI CIELO, KELI CIELO, FABIANA BREITENBACH, FABIANA BREITENBACH, ELISIANE BISOGNIN, ELISIANE BISOGNIN, MARCELO BORGES FIGUEIREDO, MARCELO BORGES FIGUEIREDO