X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A OBSERVAÇAO REFLEXIVA EM DESTAQUE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL DE ENFERMEIROS PARA O CUIDADO A FAMILIA NO CONTEXTO HOSPITALAR DE FIM DE VIDA

Introdução

Aprendizado é um processo capaz de modificar conceitos e comportamentos de um indivíduo sobre um determinado contexto. Na enfermagem, ele assume a complexidade de agregar conhecimentos técnicos, inteligência emocional e competência social. Por isso, a Aprendizagem Experiencial constitui em uma estratégia inovadora na formação de enfermeiros por desenvolver no estudante a capacidade de tecer um aprendizado significativo e autônomo, cuja ênfase está na experiência.

Objetivo e Método

Este estudo teve como objetivo: conhecer a metodologia da aprendizagem experiencial na formação de enfermeiros para o cuidado à família em contexto hospitalar de fim de vida.
Método: Trata-se de um estudo vinculado a tese de doutorado. Tem enfoque interpretativo de abordagem qualitativa sustentado pelo referencial teórico da Aprendizagem Experiencial de David Kolb (Kolb, 2014) e pelo referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados, construtivista segundo Charmaz. Foi realizado em duas universidades brasileiras (Bahia e São Paulo) com 16 concluintes de enfermagem que tinham experiências consistentes de aprendizado sobre a temática (pesquisa ou extensão), delimitados pela saturação teórica dos dados. A coleta envolveu o desenho-texto-tema e a entrevista narrativa, analisados de acordo o referencial metodológico.

Resultados

A Observação Reflexiva mostrou-se como elemento central no processo de aprendizagem experiencial pela sua capacidade de registrar na memória a experiência e processá-la mentalmente interpondo crítica, reflexão e decisão cruciais para modelar no aprendiz a transformação de seus comportamentos. No cuidado à família em contexto hospitalar de fim de vida, essa fase esteve atrelada a 3 categorias: entendendo que é preciso falar sobre morte; vendo a necessidade de cuidar de quem fica; e construindo uma identidade profissional humanizada.

Conclusão/Considerações finais

O processo de Aprendizagem Experiencial, especialmente a observação reflexiva, mostrou-se como metodologia inovadora convergente às transformações curriculares capazes de desenvolver no enfermeiro uma maior habilidade para o cuidado à família no contexto hospitalar de fim de vida através do amadurecimento de competências relacionais, afetivas, humanísticas e empáticas.

Referência: Kolb DA. Experiential learning: Experience as the source of learning and development. 2. ed. New Jersey: Prentice-Hall; 2014.

Palavras Chave

Aprendizagem; empatia; Assistência Terminal

Área

Outras áreas

Instituições

Escola de Enfermagem da USP - São Paulo - Brasil, Instituto Multidisciplinar em saúde da UFBA, Campus Anísio Teixeira - Bahia - Brasil

Autores

EMANUELLE CAIRES DIAS ARAÚJO NUNES, ISABELLA NAVARRO SILVA, REGINA SZYLIT