Dados do Trabalho
Título
RESULTADOS DO PROTOCOLO DE SEDAÇAO PALIATIVA: EXPERIENCIA DE UM HOSPITAL GERAL PRIVADO
Introdução
Sedação paliativa é definida como a redução intencional do nível de consciência com uso de medicações sedativas tituláveis para alívio de sintomas graves e refratários. Muitos pacientes com doenças graves, progressivas e incuráveis, em sua fase terminal de vida, acabam por apresentar sintomas refratários e intoleráveis apesar do tratamento instituído. Visando ao uso racional de medicações sedativas no final de vida, assim como à padronização e melhora da segurança para os pacientes com indicação de sedação paliativa, foi instituído protocolo institucional gerenciado.
Objetivo e Método
Objetivo: Avaliar a necessidade de prescrição de sedação paliativa para os pacientes em final de vida e seu tempo de uso. Padronização da medicação recomendada e treinamento da equipe quanto às indicações e monitorização.
Método: Criação de protocolo institucional e item de prescrição “Sedação Paliativa” com a solução farmacológica preconizada pela instituição. Padronizado o midazolam como o sedativo a ser utilizado; fármaco escolhido baseado em evidências na literatura. A partir do item de prescrição, há criação de relatório BI (Business Inteligence). Através dos dados extraídos, são estruturados indicadores para acompanhamento.
Resultados
Em 2023, menos de um porcento dos pacientes internados no hospital necessitaram de sedação paliativa, e o seu tempo de uso foi menor que 2 dias. Dados semelhantes são encontrados no primeiro semestre de 2024.
Conclusão/Considerações finais
Através do protocolo institucional e dos treinamentos para equipe assistencial evidenciou-se uso mais racional e seguro de medicações sedativas para pacientes com sintomas refratários em final de vida. O reduzido número de prescrições na instituição reflete que a maioria dos pacientes tiveram seus sintomas bem controlados no final de vida.
Referência Bibliográfica: Santos, André Felipe Junqueira. Manual de Terapia de Sedação Paliativa, 1 ed. São Paulo: Lemar, 2020
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Gerenciamento de sintomas
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Instituições
HOSPITAL MÃE DE DEUS - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
PAULA LEITE DUTRA, NATASHA CORALLES LAPS, MATHEUS COIMBRA SABOTAIO, ESTEFANIA MOCELIN, HELEN MARTINS VALENTIM