X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

MATRICIAMENTO EM CUIDADOS PALIATIVOS PARA PROFISSIONAIS DE UNIDADES BASICAS DE SAUDE - UM RELATO DE EXPERIENCIA

Apresentação do caso

Introdução: O Apoio Matricial, ou matriciamento, é uma abordagem que visa a integralidade e resolubilidade na atenção à saúde, oferecendo suporte contínuo e especializado às equipes de saúde, promovendo uma rede de apoio eficiente¹ ².
Objetivo: Descrever o formato e processo de apoio às equipes de 14 unidades básicas de saúde na abordagem de casos complexos de pacientes com intenso sofrimento e perspectiva de fim de vida, visando a continuidade e qualidade dos cuidados paliativos para pacientes e familiares.

Discussão

Método: Foi estruturado e fortalecido um comitê de cuidados paliativos como referência para as unidades de saúde, com uma equipe interdisciplinar. Reuniões semanais foram realizadas entre os profissionais do comitê, e um modelo de matriciamento foi elaborado, seguindo as etapas: criação de formulário específico para inscrição dos casos das unidades básicas, reuniões online quinzenais via TEAMS com participação aberta a todos os profissionais das UBS, discussão dos casos com identificação do paciente (uso das iniciais), compreensão da problemática e definição de plano de cuidados em conjunto com a equipe matriciada, identificação de temas relevantes durante as discussões e agendamento de aulas específicas.

Considerações finais

Resultado e Discussão: As reuniões forneceram suporte especializado às equipes, qualificando a abordagem de pacientes em cuidados paliativos. As discussões facilitaram a criação de planos de cuidado personalizados, considerando as limitações dos recursos familiares, da equipe e do território. A identificação de temas relevantes e a realização de aulas específicas aprimoraram o conhecimento e estabeleceram o comitê como ponto de apoio permanente para questões relacionadas a esse perfil de cuidado.
Referências: Brasil. Ministério da Saúde. HumanizaSUS: equipes de referência e apoio matricial. Brasília: Ministério da Saúde; 2004. Disponível em: http://picica.dominiotemporario.com/apoio%20matricial%20cartilha.pdf. Acesso em: 08 Nov 2014.
Campos GWS; Domitti AC. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cad Saúde Pública. 2007;23(2):399-407. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2007000200016&script=sci_arttext. Acesso em: 08 Nov 2014.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. National cancer control programmes: policies and managerial guidelines. 2.ed. Geneva: WHO, 2002.

Palavras Chave

Matriciamento; Atenção Primária à Saúde; Cuidados Paliativos

Área

Outras áreas

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

HENRIQUE RAMOS GRIGIO, HENRIQUE RAMOS GRIGIO, CASSIA REGINA DA SILVA, CASSIA REGINA DA SILVA, CRISTIANE DOS ANJOS MARON, CRISTIANE DOS ANJOS MARON, GUSTAVO SHIKANAI KERR, GUSTAVO SHIKANAI KERR